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Onboarding: o que é e como fazemos

Depois da nossa série de artigos sobre o nosso processo seletivo remoto, acho que nada mais justo do que dar a vocês um spoiler sobre como funciona o nosso onboarding assim que novos Talleres (pessoas que fazem parte da Taller) entram para a equipe.

Nosso onboarding já teve algumas versões e hoje venho apresentar para vocês a última e diga-se de passagem a melhor delas. Então vamos lá!


O que é Onboarding

Antes de tudo, gostaria de ressaltar a importância de um processo de onboarding em uma empresa.

Onboarding nada mais é do que um processo de atividades pelo qual uma pessoa nova em uma organização é apresentada e integrada à cultura, entende as políticas, as práticas e expectativa. O objetivo do onboarding é justamente facilitar e oferecer uma transição tranquila para a nova pessoa na equipe. 

Talvez você já tenha passado pela situação de ir trabalhar de repente encontrar uma pessoa nova na empresa (tanto presencialmente quanto remotamente) e não ter ideia de quem seja essa pessoa.

Acaba sendo muito desconfortável, não é? Imagina só para a pessoa que está iniciando na empresa e não conhece ninguém e nem os processos direito e ainda precisa começar a entregar no mesmo dia. Mas infelizmente ainda acontece muito isso.

E é por isso que o onboarding tem tanta importância para nós, queremos que cada pessoa que entra na empresa se sinta acolhida, respeitada e que conheça as pessoas com quem trabalhará, e aos poucos ir se sentindo parte dessa equipe maravilhosa também.

Um ponto bem importante e especial aqui na Taller: essa pessoa também é co-criadora desse onboarding, tendo total liberdade de opinar e auxiliar em melhorias para o processo através da própria experiência.

 

Onde começa o onboarding?

Engana-se quem acredita que o onboarding começa no primeiro dia de trabalho! Ele começa no primeiro contato que temos com a pessoa, ainda no processo de contratação. Pois é aí que a pessoa começa a conhecer a empresa e se sentir à vontade com as pessoas que vai conhecendo no processo seletivo e se identificando com a cultura.

Após o processo seletivo e a confirmação de que essa nova pessoa entrará para a equipe, já combinamos a data e uma semana antes enviamos alguns conteúdos importantes para que ela já se ambientalize um pouco com a empresa e é aí que marcamos nossa reunião de onboarding do primeiro dia.

Essa primeira reunião é feita com a Tai (eu mesma), nossa recrutadora e gestão de pessoas. É uma conversa para mostrar os conteúdos do onboarding, assim como falar sobre os canais do slack, explicar como serão os próximos passos e deixar a pessoa à vontade para fazer perguntas.

Tão importante quanto mostrar o passo a passo do onboarding, é comunicar a pessoa de que sabemos que o primeiro dia é sempre cheio de informações e tem toda a ansiedade de estar começando em um lugar novo. Então, busco sempre tranquilizar novos Talleres para que vão com calma e usem o primeiro dia para se organizar, isso já ajuda na autogestão.

 

Acompanhamento e duração do onboarding

Nosso onboarding inicial é feito em duas semanas. Tá, mas como assim?

1ª semana de onboarding

É muito mais voltada para cultura e processos da empresa, onde a pessoa irá conhecer mais de quem somos e também conhecer os Talleres. Existem calls com cada setor para que essa nova pessoa compreenda como as atividades e organização funcionam, quem são as pessoas responsáveis e com quem falar sobre determinado assunto.

2ª semana de onboarding

É mais voltada para conteúdos técnicos da área, no caso das pessoas desenvolvedoras falamos sobre nosso processo de git, acordos do time, conteúdos sobre Fluxo Unificado, análise técnica e por aí vai. Enquanto esse novo Talher consome os conteúdos, vai gradualmente entrando no fluxo, para assimilar melhor as informações e já entender como funciona na prática.

No passado tínhamos um padrinho ou madrinha em cada semana de onboarding, responsáveis por orientar a nova pessoa, porém, com o tempo percebemos que ter todo o time disponível para ajudar acabou funcionando melhor, do que somente uma pessoa.

 

Melhoria contínua no onboading

Estamos sempre buscando melhorias em todos os processos e neste não seria diferente. Além de estarmos sempre aprendendo melhores práticas e estudando sobre isso, também aprendemos e melhoramos junto com as pessoas que passam pelo processo de onboarding.

As melhorias mais significativas vieram justamente de pessoas que estavam no onboarding e puderem opinar sobre o que era bom e o que podia ser ajustado e assim fomos fazendo. 

Como disse no começo, esse artigo é um spoiler de como funciona nosso onboarding, quer conhecer ele de perto?

Confira nossas oportunidades abertas para fazer parte desse time de pessoas maravilhosas, e já saiba como funciona as fases do nosso processo seletivo remoto:

Vejo vocês no próximo artigo!