Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Processo Seletivo Remoto: alinhando expectativas

Este é o primeiro post de uma série de artigos que irei escrever sobre nosso novo processo de seleção de forma remota. Quando entrei na Taller, em Junho de 2020, meu desafio era justamente dar uma atenção especial ao processo seletivo. Isso porque sentimos que não estávamos entregando a melhor experiência possível para as nossas pessoas candidatas.

A gente sabe como pode ser estressante passar por um processo seletivo e não queríamos ser mais uma nesse mar de empresas que acabam perdendo pessoas talentosas por não cuidarem delas desde o início.

Quando comecei a estruturar esse processo, pensei em como cada pessoa que chega até nós é muito importante. É essencial que tenha uma boa experiência e, mesmo que não fique conosco, esperamos acrescentar positivamente na vida dessa pessoa. Atualmente, todo início de mês começa um novo ciclo no nosso processo seletivo. Esses ciclos foram desenhados para terminarem em aproximadamente um mês e meio.

O tempo no nosso processo é algo fundamental, pois sabemos o quanto é angustiante não receber uma resposta em tempo hábil. Por isso estamos sempre em contato com essa nova pessoa durante todo o processo, para receber feedbacks e esclarecer qualquer dúvida que as pessoas que se candidatam às nossas vagas tenham. Nosso processo contém quatro fases, sendo a primeira, a nossa entrevista comportamental.

 

Entrevista comportamental

Talvez você já deve ter ouvido aquela frase:

“um novo colaborador entra pela sua experiência técnica, mas quase sempre é demitido pelo seu comportamento.”

Bom, isso é verdade, porém, não é só por isso que a primeira etapa do nosso processo seletivo é a entrevista comportamental, e sim para que possamos entender as expectativas dessa nova pessoa que chegou até nós — e se podemos agregar um na vida do outro. Por outro lado, acreditamos que é muito mais legal ser contratado por uma empresa que vá de acordo com seus valores, crenças e objetivos. Por isso, antes de entrarmos no perfil técnico, para nós é importante entender junto com a nova pessoa candidata se nós conseguimos oferecer o necessário para ela crescer e atingir seus objetivos.

 

Como funciona?

Antes que a primeira conversa seja marcada, mandamos uma apresentação do nosso processo para que a pessoa candidata saiba em que fase está e como funcionam as etapas seguintes. Junto com a apresentação, mandamos um formulário com algumas perguntas importantes para já conhecermos melhor quem é essa nova pessoa que entrou em contato conosco.

A primeira conversa é marcada para entendermos como foram sua experiências passadas, como agiu e o que a levou a agir de tal forma. É nessa conversa onde também explicamos como funcionam as coisas no nosso time e esclarecemos as dúvidas que possam surgir.

Colocar a etapa comportamental antes da técnica tem sido efetiva? Sim, tanto para nós quanto para as pessoas candidatas, que têm a oportunidade de entender melhor quem somos e como somos, antes de continuar o processo e decidir também se isso é o que estão buscando no momento.

Isso é um ponto positivo não somente para nós, mas sim para as pessoas candidatas também, pois um alinhamento cultural entre os dois lados é importante. Você já trabalhou em uma empresa onde não se sentia parte dela? Onde costumes, cultura e valores da empresa não caminhavam juntos com os seus? Isso é o que não queremos que aconteça aqui. Por isso, é nessa primeira entrevista onde percebemos, junto com a pessoa candidata se ela se identifica com a nossa cultura e se somos a organização que está de acordo com o que ela acredita. Essa conversa no começo, evita que a pessoa chegue no final do processo e perceba que não somos o que ela buscava e vice-versa.

Outro ponto importante é que essa primeira conversa é feita com todas as pessoas que mandam seu currículo pra gente e a seleção para a próxima etapa, acontece depois dessa conversa, junto com o time. 

 

E depois?

Depois de terminada a entrevista comportamental é hora do nosso time deliberar. A Taller possui uma gestão horizontal e aplica a transparência de verdade na gestão, inclusive na gestão de pessoas e nos processos seletivos, e como somos uma empresa remota nosso principal canal de comunicação é o Slack. E é por lá que tomamos a decisão sobre os avanços nos processos seletivos.

No fim da conversa, há um feedback no nosso canal de gestão de pessoas no Slack, para que todos do time possam acompanhar como foi o bate papo e entender um pouco mais sobre quem se candidatou. No fim do ciclo de entrevistas, as pessoas que passarão para a próxima etapa, são selecionadas.

O que levamos em consideração?

As pessoas com mais proximidade em relação às características que buscamos para a posição que estamos contratando. Levamos em consideração alguns critérios internos como nossos valores e o que acreditamos. Isso é muito importante pois, se a pessoa candidata não ir de encontro com os nossos valores, ele também não se sentirá bem conosco.

Bom, a entrevista comportamental é a primeira etapa, mas depois vem a entrevista técnica, o teste técnico e ainda temos uma entrevista coletiva com a galera do time para que essa nova pessoa já vá conhecendo e se ambientando com o time. Quer saber como a gente faz a entrevista técnica? Em breve tem um post inteirinho dedicado a isso.