Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Hackathon de Inovação Social do Social Good Brasil

O Hackathon para Inovação Social, organizado pela Social Good Brasil, acontece entre os dias 13 e 14 de setembro em Florianópolis, e conta com o apoio da Taller. Mas afinal, o que significa inovação social? Vamos começar falando sobre as origens do conceito.

Negócios Sociais

“Somos muito mais, queremos conquistar muito mais que apenas dinheiro. Somos naturalmente solidários. Lucrar pode até dar felicidade. Mas fazer os outros felizes é uma experiência de ‘superfelicidade’” Muhammad Yunus

Esse é ‘o cara’ criador do conceito de negócios sociais, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, fundador do Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh.

Negócios Sociais são empresas focadas em solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e diferem de empresas tradicionais pois não distribuem dividendos, ou seja, os investidores recuperam exatamente o que investiram e o lucro gerado é reinvestido na própria organização com intuito de ampliar o impacto para as pessoas ou para o meio ambiente.
Em suma, negócios sociais unem o dinamismo do business tradicional com a consciência da filantropia. Confira no diagrama.

Social Good Brasil

A parceria entre o Instituto Voluntários em Ação (IVA) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) promove o uso de tecnologias para solucionar problemas sociais. Em 2011, criaram o programa Social Good Brasil (SGB) que conta com a chancela da UNFoundation. Segundo sua própria definição, esse grande movimento une pessoas e organizações que acreditam no uso de tecnologias, novas mídias e o pensamento inovador para melhorar o mundo.

Inovação social pode ser um novo produto ou serviço, um novo processo ou metodologia, uma nova proposta de valor para um novo público-alvo, novos insumos ou modelos de parcerias ou novos modelos organizacionais, que geram valor para a sociedade ao contribuir com a solução de problemas sociais e ambientais. Marco conceitual SGB

SGB Lab

Um laboratório de experimentos tecnológicos para trazer à tona os projetos que se propõem a melhorar o mundo. No Lab, prosperam os inovadores sociais que apostam no poder das tecnologias e novas mídias, e colocam a mão na massa por meio de dinâmicas inovadoras e conteúdo de ponta. Confira as ferramentas para empreenderdisponibilizadas no Lab.

Alguns Talleres estiverem presentes nos últimos dias do Lab para prestar apoio e mentoria aos participantes do evento. #eusoulabber

alt

Seja voluntári@ no Hackathon!

Falando em dinâmicas inovadoras, partiu investir sua experiência para fazer o bem. Você é programador, desenvolvedor ou designer web?Inscreva-se e nos vemos por lá!