Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O primeiro Hackathon de Drupal 8 da Taller

Após uma excelente experiência durante o Hackathon de Drupal 8 na CI&T, no qual contamos com a participação de quatro colegas Talheres, resolvemos compartilhar o conhecimento entre o nosso pessoal e organizamos o HackaTaller de Drupal 8 no último sábado de julho, dia 26.Nosso primeiro Hackathon – que nada mais é do que uma maratona de programação – ocorreu na própria Taller, onde foi possível testar a experiência com este tipo de dinâmica. Desta vez fizemos um evento sem publicidade e, mesmo assim, contamos com 3 equipes dispostas a migrar seus módulos num lindo sábado de sol.

O HackaTaller iniciou com uma apresentação do Renato aos demais participantes sobre o que ele havia visto e aprendido sobre Drupal 8 em suas experiências e eventos. Você pode conferir este material aqui.

Logo após fizemos a divisão dos grupos de acordo com suas áreas de conhecimento e compreensão do CMS, que prontamente fizeram as escolhas para os módulos de Drupal 7 que seriam migrados para o Drupal 8 durante o dia. Entre os critérios básicos para esta escolha estavam:

  • O quão importante o módulo é para a comunidade;
  • Qual seu nível de complexidade (sub-módulos, muitos arquivos, API própria e extensa, etc);
  • Este módulo já está sendo portado?

O primeiro time, composto por Handrus, Edmar e Rodrigo,resolveu migrar o módulo Drugen. De acordo com a equipe, a escolha foi feita baseada no critério de complexidade para se fazer em um dia, pois não dependia de módulos que já haviam sido migrados para o Drupal 8. Trata-se de um módulo para geração de usuários de forma automatizada no Drupal, podendo ser usado quando se deseja criar usuários para testarem seu sistema e para quando quiser distribuir acessos para um grupo de pessoas sem ter a necessidade de ficar criando todo o perfil. Futuramente o módulo irá importar usuários de outro sistema, ou seja, se você tem usuários cadastrados em algum lugar (por exemplo o mailing), você pode importá-los através deste e eles já terão acesso ao sistema.

O time de número dois, que contava com o Renato, Rafael, Joseph eDeiva, inicialmente escolheu o módulo Linkit, porém devido a sua complexidade, a equipe migrou para o módulo Glossify. Assim como o primeiro, ele se propõe a facilitar a inserção de links para conteúdos do próprio site. É um módulo simples de utilizar e que facilita bastante o trabalho de editores na criação de conteúdos. Sua abordagem para solucionar essa questão é a implementação de filtros de texto para a conversão dos títulos de nodes e termos de taxonomia em links para suas respectivas páginas. Portar esse módulo foi uma boa oportunidade para a equipe reforçasse os aspectos relacionados a Hooks remanescentes, Plugins e Testes.

O terceiro time, formado pelo Sebas, Walmyr e nosso convidado Felipe, fez a escolha do módulo Table Field e justifica considerando que ninguém tinha escolhido esse módulo ainda, pela funcionalidade interessante de ser utilizada, pela quantidade de sites que fazem uso desta aplicabilidade, além de não ter dependência de outros módulos que já estivessem portados, como Field API. Ele é utilizado para criar um campo do tipo tabela, tornando possível a escolha do número de linhas e colunas da mesma e possibilitando uma importação de um arquivo csv. Para portar este módulo com mais segurança, foi decidido recorrer ao TDD.

O trabalho durou o dia inteiro, com uma pausa para o almoço que disponibilizamos para os participantes, e teve os seguintes resultados:

Time 01:
https://www.drupal.org/sandbox/panchiniak/1913270
Time 02:
https://www.drupal.org/sandbox/revagomes/glossify_d8
Time 03:
https://www.drupal.org/sandbox/sebas5384/2311397

Numa competição simbólica, ganhou destaque a realização do time 01, que conseguiu concluir a migração do módulo, possibilitando o aprendizado das APIs de User, Roles e Form no Drupal 8, e ainda saiu com o prêmio dos livros escolhidos pelo próprio grupo, além do reconhecimento do bom trabalho pela galera!

O saldo positivo dessa experiência só reforçou nossa vontade em realizar eventos cada vez mais frequentes aqui na Taller, onde o pessoal possa compartilhar suas experiências e conhecimento de modo dinâmico e inovador. Nosso próximo HackaTaller já tem data marcada: 16/08/13. Fique atento em nossas redes sociais para maiores informações!

Ficou interessado(a) no Drupal 8? Confira essa série de links interessantes:

Sites e documentação na comunidade:

Criando um módulo D8, artigo em duas partes:

http://www.sitepoint.com/build-drupal-8-module-routing-controllers-menu-links/

http://www.sitepoint.com/building-drupal-8-module-blocks-forms/

Documentação oficial:

https://drupal.org/upgrade/migrate

Módulo para facilitar migração:

https://drupal.org/project/drupalmoduleupgrader

Blog especializado em Drupal

http://drupaldeelite.com.br/

alt

alt

alt