Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

DrupalCamp POA 2014 e FISL15

O ano de 2013 foi muito importante para a comunidade Drupal e com certeza deixou um gostinho de quero mais em muitos drupaleiros. 2013 foi o ano das maiores DrupalCamps já realizadas até hoje no Brasil e da criação da Associação Drupal Brasil, dentre outras coisas.

Para o ano de 2014 os planos também não deixaram a desejar, com a antecipação do FISL 15 para o mês de Maio devido a realização da Copa do Mundo de Futebol, muitos foram pegos de surpresa, mas apesar de parecer que isso iria causar uma redução significativa do número de participantes, o evento fechou com um número muito próximo das edições anteriores, aproximadamente 6 mil pessoas.

Este ano eu pude participar mais do FISL como espectador e pude perceber que o conteúdo do evento estava bastante atual, houve muitas palestras e workshops interessantes sobre Web, tratando de desenvolvimento para dispositivos móveis, Firefox OS, NodeJS, DevOps, Design, Continuos Delivery, etc.

A DrupalCamp POA este ano acabou sofrendo com essa antecipação, mas isso não impediu que tivéssemos assuntos legais para compartilhar com os Drupaleiros e demais interessados que estavam lá presentes.

A programação da DrupalCamp POA 2014 foi baseada em Palestras Relâmpago (Lightning Talks) já que tínhamos um slot reduzido comparado com as edições anteriores. Apesar de mais curta, esta edição da DrupalCamp POA não deixou a desejar no seu conteúdo. Segue abaixo os assuntos abordados nesta edição:

  • Tópicos Emergentes:
    • ADB (Associação Drupal Brasil)
    • Configuration Management
    • Default Config
  • Cases:
    • Ministério da Saúde
  • Devops:
    • Ubuntu Juju

Contribuindo para a realização desta DrupalCamp POA contamos com:

Renato Vasconcellos, apresentando as novidades sobre a ADB e 2 módulos muito importantes para gerenciamento e exportação de configurações entre sites Drupal.

Nick Vidal, apresentando um case muito interessante e de alto impacto social. Uma das plataformas sociais desenvolvidas em Drupal pelo Ministério da Saúde chamada .

Case Ministério da Saúde

Sebastian Ferrari, apresentando uma das mais novas e poderosas ferramentas de DevOps: Orquestração com Ubuntu Juju:

Além disso contamos com a presença de Ophelia Van Campenhout, Drupaleira Bélga especialista em Frontend e Mobile e um dosdestaques do evento. Ophelia participa da comunidade Drupal há vários anos e foi uma das principais organizadoras da DrupalCamp Bélgica.

Em sua palestra Design For Mobile and Survide abordou Mobile Context, User Interface, Progressive Enhancement e Graceful Degradation, problemas comuns e suas soluções, e uma demonstração de design no browser.

Confira a apresentação abaixo:

Design For Mobile and Survide

Caso tenha perdido alguma apresentação ou não pôde estar no evento este ano, não se preocupe pois muitas das apresentações foram gravadas e estão disponíveis no site do evento.

Para assistir-las basta clicar no link gravação, logo abaixo dos títulos das apresentações na página da programação.

Assita a gravação das apresentações do FISL 15

Se você participou do FISL e gostaria de apontar coisas importantes que faltaram neste post não hesite em comentar!

Esteve na DrupalCamp POA 2014? Não esqueça de deixar sua opinião sobre o evento nos comentários!