Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Case: Taller e FIESC desenvolvem juntos sistema online para facilitar a Campanha de Vacinação.

 

Em fevereiro de 2014, o SESI/SC, entidade da FIESC, realizou sua campanha de vacinação contra a gripe, com a expectativa de imunizar 242  mil trabalhadores de indústrias do Estado.

A iniciativa colocou à disposição um sistema online de adesão à campanha para as empresas e nós da Taller fomos os responsáveis por desenvolver este recurso inédito.

Através do sistema, de forma simples e fácil, as indústrias interessadas em aderir à campanha realizaram seu cadastro online, aceitaram o Termo de Adesão e por fim enviaram uma lista dos trabalhadores interessados em se vacinar.

O SESI/SC monitorou e acompanhou as adesões garantindo o planejamento da logística de atendimento. Das 7.615 indústrias cadastradas, 3.285 aderiram à campanha e dos 269.053 trabalhadores listados,  229.892 foram vacinados.

A Taller contribuiu com um importante recurso tecnológico, desenvolvendo um sistema eficaz, entregue em tempo recorde. O projeto teve início no dia 08 de janeiro de 2014 e no dia 27 do mesmo mês, entregou a primeira etapa, possibilitando o processo de adesão das indústrias.

Com a segunda entrega, em 29 de janeiro, foi possível a importação das planilhas com os nomes dos trabalhadores e no dia 28 de fevereiro foi realizada a entrega final do  trabalho. Em 50 dias, a equipe da Taller desenvolveu e entregou um produto de alta usabilidade e eficaz, desenvolvido com base no lean product development e nas práticas  ágeis.

Ágil, o sistema contou com um pré cadastro das indústrias já vinculadas à FIESC, reduzindo o esforço  investido na hora de fazer a adesão. Ao mesmo tempo, possibilitou que novas empresas se cadastrassem rapidamente.

Intuitivo e fácil de usar, logo após efetuar o cadastro e enviar o número de colaboradores, a empresa já recebia o valor a ser pago por dose e a FIESC acompanhava em tempo real as adesões e aquisições. Ou seja, de forma totalmente transparente, a FIESC e seus colaboradores acompanharam tudo o que acontecia no sistema.

O sistema foi desenvolvido em Drupal 7, garantindo a rapidez na entrega devido a grande quantidade de módulos reutilizáveis. Contou com processos automatizados como Integração Contínua que garantiu a entrega constante e  com Testes Automatizados de Comportamento, que simulam o que usuário final faz e sempre que houve uma alteração, eles garantiram que as funcionalidades anteriores continuassem em andamento.

A versão 2.0 da Campanha de Vacinação

Com base no mindset lean e ágil, o projeto teve o desenvolvimento de sua versão 2.0 em 2015. Novas features foram incorporadas ao sistema, como a exportação de um arquivo num formato de importação para o SMD, que consolida as informações dos trabalhadores que foram vacinados  para prestação de contas dos atendimentos realizados durante a campanha  dentro dos padrões estabelecidos pelo Departamento  Nacional do SESI.

Em 2015, “O SESI/SC monitorou e acompanhou as adesões garantindo o planejamento da logística de atendimento. Das 7.615 indústrias cadastradas, 3.285 aderiram à campanha e dos 269.053 trabalhadores listados,  229.892 foram vacinados.

Com a evolução contínua do sistema, foi possível ampliar as métricas relevantes da campanha, como por exemplo solicitação de vacinas versus vacinados efetivamente. Os dados ajudam a nortear as estratégias necessárias para melhorar os resultados da campanha como um todo.

Para a Taller, é uma imensa satisfação fazer parte da concepção e desenvolvimento da Campanha de Vacinação SESI/SC  que, anteriormente, era feita de forma pulverizada, nas unidades regionais, sem recursos tecnológicos.

O uso da experiência da Taller em Drupal, aplicando o lean mindset e ágil, contribuiu para organizar, agilizar e simplificar o processo. E o resultado do trabalho continua, para 2016 teremos mais uma campanha de vacinação, e novamente teremos melhorias no sistema, novos desafios e novos aprendizados que estão por vir.

Tags