Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Business e networking na 1º DrupalCon na América Latina

Este texto traz os momentos mais interessantes da participação da Taller na primeira DrupalCon na América Latina, contando um pouco sobre as novas experiências adquiridas e o excelente networking gerado.

Acquia Partner Summit:

Participamos do Acquia Partner Summit, pré-evento oferecido pela Acquia no dia anterior ao início das palestras, onde representantes da Acquia comunicaram o lançamento de novos produtos como o Acquia Lift e falaram sobre ações estratégicas que estão sendo adotadas para ampliar a presença na América Latina. Conseguiram também coletar informações, necessidades e ideias relevantes repassadas pelos representantes das DrupalShops Latinas presentes, sobre o que a comunidade local espera e precisa de suporte.

Paul Treichler

A compreensão da cultura e aproximação maior com a América Latina, aumenta as oportunidades e consequentemente pode gerar mais negócios. A Acquia demonstrou bastante interesse em compreender ainda mais o mercado Latino Americano, bem como tornar mais próxima e ativa a relação com parceiros estratégicos e principalmente em como transpor barreiras culturais como a linguagem.

Empresas parceiras da Acquia na América Latina também contaram um pouco dos resultados obtidos, como estão se relacionando e mantendo negócios duradouros com a Acquia. Foi um excelente momento para repassar e absorver experiências reais bastante enriquecedoras para empresas interessadas em desenvolver novas parcerias.

E claro, não podia faltar, Dries Buytaert – criador do Drupal, falou um pouco sobre o futuro do Drupal 8, os desafios enfrentados e como estão sendo superados. Comentou também sobre sua visão de mercado a longo prazo, além de responder a algumas perguntas dos presentes. No final do dia um coquetel de encerramento gerou uma excelente oportunidade para ampliar as possibilidades de business e networking, proporcionando alguns re-encontros e novos contatos adquiridos.

A DrupalCon:

Na abertura oficial da DrupalCon, o keynote do Dries foi presenciado por mais de 200 pessoas de vários países como Bolívia, Equador, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Chile, Argentina e Perú. Algumas das mais renomadas empresas norte americanas, reconhecidas como referência no mercado Drupal mundial como LullaBot, FourKitchens, Phase2, Blink Reaction, Phanteon, CommerceGuys e Promote Source, também estavam presentes. Outras empresas que se envolvem no “ecossistema Drupal”, mesmo não tendo o foco diretamente no CMS, também estavam lá como a Mailchimp, Ubuntu, MySQL, fortalecendo ainda mais o evento como um todo.

Dries Buytaert

Como já falamos no post anterior sobre a DrupalCon, a Taller teve 4 palestras aprovadas para a DrupalCon e vale a pena investir 5 minutinhos para ler o post e ficar por dentro das palestras que realizamos e muito mais.

Voltando aos negócios, a Taller esteve presente em algumas palestras bastante interessantes, como a do Ryan Szrama da empresa CommerceGuysThe Future of commerce on Drupal 8 (and beyond) mostrando os caminhos que estão sendo adotados com a nova versão do Drupal 8 e como o CMS está ainda mais robusto e preparado para as novas necessidades dos usuários e do mercado, como mobile-commerce e interações em tempo real.

A excelente palestra do Todd Nienkerk da FourKitchens, não poderia deixar de ser lembrada, na qual foram abordados pontos chave de como podemos e devemos criar uma cultura de empoderamento dentro das nossas organizações. A FourKitchens é uma das mais renomadas empresas de Drupal do mundo e conseguiu toda essa notoriedade com apenas 28 colaboradores, embasada na cultura lean e ágil, é inspiração para qualquer startup do mundo.

Um roteiro de atividades sociais foi preparado com o objetivo de aproximar ainda mais as pessoas e empresas que foram prestigiar o evento. Fomos a um encontro chamado “Night of Colombian Tradicional Games” onde mais de 50 drupaleiros se uniram. A experiência de jogar um dos mais tradicionais jogos da cultura colombiana, o “Tejo (Jogo explosivo)” por mais de 2 horas em um bar tradicional da região, foi mais um excelente momento de aproximação entre os participantes em um ambiente diferente e descontraído.

No último dia do evento aconteceu o Mentored Core Sprint, iniciativa patrocinada pela Ubuntu que contou com a participação e mentoria do Sebastian e Renato. Uma maratona de código, com foco total no desenvolvimento do Drupal.

E pra finalizar, o fortalecimento e a união da comunidade Drupal Latina Americana deve ser o maior dos objetivos que devemos ter como meta. Este evento contribuiu historicamente para o crescimento do Drupal no mundo e tem a missão de inspirar outros eventos por aqui. O próximo já está marcado para acontecer no Rio de Janeiro no início de 2016, Rio Summit. E ai bora lá?!