Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Taller participa da DrupalCon LATAM 2015

1ª DrupalCon Latina

Pela primeira vez na história da comunidade de Drupal, a América Latina recebeu uma DrupalCon, evento internacional que reúne desenvolvedores, gestores e entusiastas em Drupal para networking, compartilhamento de conhecimento e fortalecimento do senso de comunidade. A cidade escolhida foi a de Bogotá, na Colômbia. Clima ameno, pessoas amáveis e boa comida nos esperavam para três dias dedicados, cheios de palestras, code reviews e hackathons.

A Taller participou desde o início deste evento, quando o Sebas e o Renato foram convidados a integrar a organização como track chairs de DevOps e Core Conversation, respectivamente. Um grande desafio que resultou na tentativa de reunir as melhores talks de cada modalidade.

A fim de incentivar a participação da comunidade, o conforto dos participantes e valorizando o evento, fomos também patrocinadores bronze, levando conosco ainda o patrocínio por parte da Ubuntu, através de parceria pelo desenvolvimento do charm de Drupal para Ubuntu Juju, idealizado pelo Sebas, e que contaria com apresentação e continuação durante o evento.

Em segundo momento, fomos orgulhosamente presenteados com a oportunidade de ter 4 palestras aprovadas, com conteúdos variados. Falaremos sobre elas adiante.

O dia anterior ao evento, 09/02/15, foi dedicado à montagem dos kits por parte dos voluntários e novamente estávamos lá representados pelo Rafa Caceres e Renato Vasconcellos. Logo depois participamos do Acquia Partner Summit, um momento muito bacana onde pudemos ver os planos da Acquia para seus parceiros, como se dão as melhores formas de parceria, além de estar em contato com Dries Buytaert, a mente por trás do CMS.

Começando a DrupalCon Latina

O primeiro dia, com uma adesão menor do que a esperada – cerca de 250 participantes – iniciou com o keynote muito bacana do Dries Buytaert. Logo, deu-se início às palestras com a apresentação, em simultâneo, de duas representantes da Taller.

Em espanhol, com um grande número de interessados, estava aDevOps, por donde comenzar? do Sebastian Ferrari, conhecido também como sebas5384, co-fundador da Taller e drupaleiro há 05 anos, seguida da The Art of the Start – How to build a DrupalShop with no money but with a lot of desire parceria de Talleres, com os co-fundadores da Taller Frederico Ferrer e Rafael Caceres, este último membro ativo da comunidade de Drupal há cerca de 06 anos e figura conhecida também da comunidade ágil brasileira.

A tarde foi a vez do Renato Vasconcellos falar sobre Best practices for Continuous Deployment with Drupal , sendo que o revagomes é membro ativo da comunidade há cerca de 05 anos.

No segundo dia, iniciando com o keynote do Larry Garfield, foi a vezSelling the open-source philosophy, idealizada pelo nosso desenvolvedor Handrus Nogueira e drupaleiro de mais longa data contando mais de 06 anos de comunidade, em parceria com o Lucas Arruda da CI&T, membro da comunidade Drupal há cerca de 04 anos. Infelizmente, por problemas de ordem pessoal, o Handrus não esteve no evento mas foi representado, novamente, pelo Renato Vasconcellos.

O terceiro e último dia foi dedicado ao Mentored Core Sprint, uma maratona de código que contou com mentores de diversas empresas e nacionalidades e da Taller, inclusive.

Todas as apresentações já estão disponíveis no canal oficial da Drupal Association no youtube e também na página oficial da DrupalCon. Você já pode conferir as talks realizadas pelos Talleres clicando aqui mesmo no nome de cada uma. Os slides também já estão acessíveis no canal da Taller no SlideShare.

Atendendo às nossas expectativas, ficamos realmente felizes em participar de um momento tão significativo para a comunidade. Conhecemos muitos nomes importantes de diversos países, reecontramos velhos amigos como os da comunidade bolivianaperuana, além de termos feitos novos. Esperamos recebê-los no Brasil em breve, ainda que seja para uma DrupalCamp!

Com uma série de excelentes assuntos e apresentações, em breve você poderá conhecer as nossas preferidas e também um pouco mais da visão sobre o que significou a DrupalCon LATAM, as tendências tecnológicas e sobre o que esperar do Drupal 8 para nossos drupaleiros Sebas e Revagomes em um novo conteúdo aqui no Taller Blog! Fique ligado 😉