Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Latinoware 2013

Em 2011 tivemos um acontecimento histórico para a comunidade Drupal no Brasil, a DrupalCamp Foz, no Latinoware.

Naquela ocasião tivemos nada mais nada menos do que o keynote do Dries Buytaert, criador do nosso amado Drupal. O evento foi responsável por mudar o rumo da nossa comunidade, pois possibilitou que muitos, dos que até então só se conheciam através da internet, tivessem finalmente uma chance de estar frente-a-frente.

O evento foi uma injeção de ânimo para muitos da comunidade e houveram muitas iniciativas afim de fortalecer a comunidade Drupal no Brasil. De lá pra cá muita coisa boa aconteceu e a comunidade está mais forte do que nunca.

Dois anos depois, lá estáva eu novamente no Latinoaware 2013, agora com muito mais o que dizer e ainda mais vontade de trocar experiências. Agradeço bastante ao Nick Vidal por me convidar para apresentar uma palestra sobre Drupal.

Nesta edição do Latinoware 2013 tivemos um evento paralelo chamado LatinoCMS. Isso proporcionou uma interação bem maior entre comunidades de CMS livres e foi de grande importância para nós tanto para trocar ideias e experiências, conhecer um pouco mais sobre outros CMSs, como também aproximar mais as diferentes comunidades de software livre no Brasil.

Vale ressaltar que contamos com a presença de Marco Scalone, da prefeitura de Montevideo – Uruguay, entre os nomes que representaram o Drupal no LatinoCMS . Em sua apresentação “Drupal en la Intendencia de Montevideo”, Marco falou sobre as experiências adquiridas ao longo de 5 anos (e três versões) utilizando o Drupal como plataforma para os projetos da prefeitura, que chegou a uma aproximadamente trinta sites e uma intranet. Foi uma oportunidade muito boa de trocar experiências e aproximar ainda mais a comunidade.

Taller na Latinware 2013
Taller na Latinware 2013

Para a minha apersentação, decidi fazer algo bem informativo e com bastante exemplo de uso do Drupal e ferramentas disponíveis para o desenvolvimento com esta plataforma, bastante focado para quem ainda não conhece o Drupal e todo seu potencial. Assim a palestra foi intitulada como “Drupal, a escolha certa para seus próximos projetos”. Preparar esta apresentação foi bem legal, pois consegui elaborar uma visão bem ampla sobre o Drupal como solução para projetos web e destacar muitos dos seus pontos fortes em relação a outras ferramentas disponíveis atualmente no mercado. Isso me lembrou de porque eu gosto tanto de Drupal!

Além dos representantes do Drupal, o LatinoCMS contou com nomes importantes das comunidades WordPress e Joomla e ao final das apresentações houve uma mesa redonda sobre os prós e contras de cada CMS que estavam representados no LatinoCMS com a participação de Vinicius Massuchetto (WordPress), Juliano Augusto e Ben Hur Morais (Joomla), Marco Scalone e eu, Renato Vasconcellos, representando o Drupal. E contamos com o Nick Vidal Para a mediação desse debate, que procurou ser orgânico e aberto para as dúvidas das pessoas que estavam acompanhando a a mesa.

Outra coisa que vale lembrar foi a presença da nossa amiga drupaleira Diane Mueller, da OpenShift, que aproveitou para demonstrar o quickstart de Drupal 7 que já estava dispoível na plataforma e fazer a chamada de voluntários para os testes do quickstart de Drupal 8.