Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

8 motivos para migrar para Drupal 8 agora!

O texto a seguir é inspirado em uma tradução livre e estendida do artigo  “7 Reasons Why Now is The Right Time to Move to Drupal 8”, de autoria de Dmitrii Susloparov.

É dito que o Drupal 8 é como um presente para os produtores de conteúdo, uma vez que estas são as pessoas que realmente estão usando sites construídos com Drupal em sua experiência diária.

Resultado da história de sucesso de 15 anos do Drupal no dinâmico mundo da web, essa confiável plataforma de gerenciamento de conteúdo levou cerca de 5 anos no desenvolvimento da mais recente inovação chamada “Drupal 8”. Melhor, maior e mais brilhante, o Drupal 8 tem inegavelmente elevado os novos padrões de experiência digital para uma grande variedade de empresas. Logo no momento em que o Drupal 8 foi anunciado, o buzz criou o conhecido “efeito Osborne“. Enquanto este CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) levou quase 5 anos para o lançamento do Drupal 8, tudo indica que a espera valeu a pena.

8 razões para ficar animado sobre o Drupal 8 (English) 

Logo após o anúncio do Drupal 8, houve muito buzz sobre suas potenciais capacidades e desempenho.

Será fácil desenvolver módulos para o Drupal 8?

Quais serão os vários benefícios do Drupal 8 para um construtor ou administrador de sites?

Como vai afetar a experiência digital de um usuário?

Embora estas preocupações sejam importantes para a aceitação de uma nova tecnologia, agora que o Drupal 8 foi lançado com sucesso, os esforços para acelerar a evolução dos módulos mais amplamente utilizados do Drupal começaram a todo vapor.


Ainda pensando em por que você deve migrar seu site Drupal (ou não Drupal) para o Drupal 8?

Quais são as várias razões para essa migração agora?

Dê clareza às suas ideias com estes 8 motivos:

Motivo 1: Drupal 8 tem a maioria das funcionalidades necessárias já incluídas por padrão

Junto com muitas outras funcionalidades prontas para o uso, o Drupal 8 é agora multilíngue por padrão. O Drupal 8 simplificou amplamente toda esta funcionalidade em quatro módulos mais abrangentes:

  1. Language
    Fornecendo suporte multilíngue
  2. Configuration Translation
    Bastante semelhante à internacionalização no Drupal 7, onde blocos, menus e listagens – ou views para os mais técnicos – se tornam traduzíveis.
  3. Content Translation
    Similar à Entity Translation do Drupal 7, onde os conteúdos são traduzidos (nodes, termos de taxonomia, comentários).
  4. Tradução de Interface
    Semelhante ao módulo Locale do Drupal 7, onde toda a interface do usuário se torna traduzível

 

Ao contrário do Drupal 7 e seus inúmeros módulos contribuídos, o Drupal 8 possui muitas funcionalidades embutidas que estão prontamente disponíveis na prateleira do núcleo do Drupal 8. Pela primeira vez, você pode encontrar um CMS com quase 59 módulos disponíveis por padrão.

Enquanto CKEditor, Entity API, JQuery Update e Internationalization são alguns dos módulos importantes já contidos no Drupal 8, você também terá na lista de módulos padrão o “aclamado pela crítica” módulo Views. Como um CMS com módulos e funcionalidades atualizadas, existem cerca de 36 módulos no Drupal 8 que estão nas categorias renomeados/obsoletos. Alguns módulos comumente utilizados que tiveram suas funcionalidades substituídas e/ou incluídas no Drupal 8 (ou seja, não são mais necessários) são: Path redirect, Global Redirect, Meta tags quick, Page title, Address, ImageAPI e assim por diante.

Motivo 2: Drupal 8 tem a documentação necessária

Da orientação a objetos usadas no Drupal à compreensão da interface do usuário, armazenamento e recuperação dos dados críticos (através de diferentes entidades, campos, API de configuração, API do estado, views, etc.) e conhecimento de todas as APIs essenciais, o Drupal 8 é uma das melhores plataformas para fornecer uma agradável “experiência para desenvolvedores”, e Drupal 8 se concentra em tornar essa experiência mais fácil através da transferência de conhecimento e compreensão completa para seus usuários. Com uma documentação detalhada e um manual do Drupal pronto a usar, o CMS estende explicações conceituais e exemplos detalhados de utilização de diferentes APIs.

 

Motivo 3: Atualizar módulos Drupal para Drupal 8 é mais fácil com o “Módulo Upgrader

O Drupal Module Upgrader não é nada além de um script de linha de comando pró-ativo que verifica a origem de um módulo criado na versão anterior para atualizar o código para o Drupal 8. Qualquer código que requer atualização é identificado e sinalizado pelo Drupal Module Upgrader, apontando alterações relevantes sempre que necessário.

De forma simples, você pode converter automaticamente o código do Drupal 7 para a versão Drupal 8. O Drupal Module Upgrader trabalha na missão simples de buscar os hooks (funções de personalização) mais utilizados, assegurando uma cobertura adequada a todos eles. Com módulos como o Drupal Upgrader, o CMS garante um processo de migração seguindo as melhores práticas.

 

Motivo 4: O “Programa de Aceleração de Módulos” financia os módulos mais importantes para o Drupal 8

Alguns meses atrás, quando o Drupal 8 foi lançado, a comunidade Drupal decidiu implicitamente assumir uma promessa simples dos mais de um milhão de proprietários, desenvolvedores e autores do site Drupal. Eles queriam garantir que esses usuários confiassem no Drupal como uma plataforma de gerenciamento de conteúdo inovadora por cerca dos próximos três a cinco anos. A promessa foi então levada adiante através da iniciativa de financiamento da Acquia chamada “Drupal 8 Module Acceleration Program“, que incluiu mais de 20 módulos importantes que a comunidade confia para construir sites em larga escala. O programa de financiamento inclui módulos como Panels, Panelizer, Search API, Entity Embed, Field Collection, Metatag, Recaptcha, entre outros.


Através do programa de financiamento, está planejado que um orçamento de
$ 500K será diretamente concedido aos mantenedores externos e peritos Drupalistas na comunidade. Não é preciso dizer que que o “Drupal 8 Module Acceleration Program” garante um menor tempo e/ou atraso na adoção do Drupal 8. Com esses programas de aceleração financiando alguns módulos famosos, o Drupal 8, sem dúvida, se torna a solução de gerenciamento de conteúdo mais “desejada” para qualquer site.

 

Motivo 5: Agora você pode aprender Drupal 8 facilmente através de recursos de aprendizagem vibrantes

Quando se trata de Drupal 8, não há nada escondido ou coisas muito técnicas sobre esta plataforma. ACom cada versão o Drupal planejou tornar a abordagem menos técnica para editores e administradores de sites, fornecendo uma interface de usuário conveniente para tarefas fundamentais (como instalação, modelagem de dados, arquitetura de informação, front end, landing pages, etc.).

Então, quando se trata de Drupal 8, você nunca está sozinho nos reinos de informação e percepção. A plataforma foi amplamente discutida, testada e documentada para uma melhor experiência do usuário. Você pode, a qualquer momento, escolher por algumas das poderosas fontes de aprendizagem do Drupal 8 como Acquia Academy, BuildaModule, Drupalize.me, etc para melhorar seu conhecimento e compreensão sobre a plataforma CMS.

Drupal 8 aceitou prontamente algumas das mudanças significativas da API e tais mudanças são importantíssimas porque agora estão de acordo com os padrões modernos do mundo da web. Você pode aprender sobre as mudanças e escolher como receber essa ajuda entre as fontes de aprendizado disponíveis através de vários sites. Estas publicações ativas não só melhorarão a sua experiência com o Drupal 8 como também o manterão à frente. Aprenda Drupal facilmente: Seu guia para as principais fontes online

Motivo 6: Drupal 8 é “fácil” em muitas maneiras

Utilizando um sistema de temas com a flexível inovação, baseada em PHP, “Twig” e implementada com a abordagem mobile-first (com foco em dispositivos móveis), há muitas coisas no Drupal 8 que o torna fácil e conveniente para desenvolvedores, site builders e usuários finais. Desenvolvido com “Twig”, o Drupal 8 garante uma camada de temas atualizada e mais segura. Uma vez que muitos dos templates são escritos usando a sintaxe “menos complicada” (e não através do modelo PHP template), o Drupal 8 também trata de uma experiência CMS segura. 

Todos os temas incorporados do Drupal 8 são responsive (já adaptados para mobile), assim como também vêm com um tema de administração adaptado a telas de tamanhos diferentes. Da mesma forma, o botão “Voltar ao Site” permite a ação de volta para a primeira página. Como todos os temas são responsive, as tabelas e barra de ferramentas permitem fácil ajuste para qualquer tamanho de tela. Com o Drupal 8, você pode desfrutar do HTML5, mais poderoso para escrever para web, que dá acesso aos campos de entrada (como data, e-mail, endereço, etc.) e faz toda a instalação possível e bem-sucedida através de dispositivos móveis e portáteis.  

Como Drupal 8 usa metodologia, componentes e arquitetura modernos, ele traz a melhor combinação de recursos e módulos para um site. Ele traz CKEditor WYSIWYG, um editor de texto que suporta alguns recursos extras como edição de legendas de imagem, fácil utilização de links, formatação de texto personalizada e assim por diante. Desde a edição “in place” (diretamente na página real) até a nova página de criação de conteúdo totalmente redesenhada, tudo com o Drupal 8 é fácil e conveniente para o Editor/Desenvolvedor.  

Motivo 7: Agora é sua chance de contribuir para o Drupal 8

  Você pode ser um esportista incrível como Alex Ovechkin ou Leo Messi, mas apenas a sua genialidade não é suficiente para ganhar algo realmente grande como a Copa Stanley ou a Copa do Mundo da FIFA. Tais realizações devem ser um esforço coletivo – um esforço onde cada parte da equipe é um contribuinte vital. Portanto, se o Drupal 8 estiver no caminho certo para ganhar esses torneios, é mais certamente devido à vasta comunidade que apoia o processo de desenvolvimento da maneira mais incontestável. A grande comunidade Drupal vem apoiando o curso de inovação e módulos fáceis de implementar para Drupal 8. No entanto, sua contribuição no ecossistema Drupal em constante evolução será inativa se você ainda não decidiu construir/migrar seu site Drupal existente para Drupal 8.

Veja a conclusão da Vardot (Post original – Inglês): https://www.vardot.com/blog/7-reasons-why-now-right-time-move-drupal-8-606

Motivo 8: O Drupal 8 é mais alinhado com os padrões da web atuais e do mundo PHP

Do ponto de vista técnico, devemos iniciar com a afirmativa de que o Drupal 8 trouxe maior padronização e boas práticas, muito graças a utilização do Symfony, um dos maiores frameworks de PHP.

Isso se reflete em todo o sistema desde o core até os módulos contribuídos. Por exemplo  através dos padrões PSR da PHP-FIG, que estimula uma menor complexidade tanto na estrutura de arquivos quanto na arquitetura das soluções, facilitando a manutenção e o trabalho em equipe.

A utilização de um sistema de plugins também foi uma ótima vantagem trazida pelo Drupal 8, pois agiliza e dá maior flexibilidade para personalização.

Com a mudança do framework de testes para o PHPUnit, ficou mais fácil manter a qualidade das aplicações Drupal com uma maior abrangência nas classes de testes automatizados, tais como Unitários, Funcionais e de Integração. Atualmente temos: UnitTestCase, KernelTestBase, BrowserTestBase (web tests) ou JavascriptTestBase (web tests com javascript habilitado utilizando PhantomJS). Isso permite uma maior cobertura de testes, ou seja, proporciona maior testabilidade ao sistema.

Este conjunto de padronização e boas práticas torna menos complexa a administração dos sistemas, facilita a contratação de profissionais para melhorias futuras, diminui o risco de inovação, aumenta a manutenibilidade e entra no cenário mundial de PHP fazendo parte da comunidade Symfony.

Com o Drupal 8, agora todos podemos contar com uma ótima plataforma / framework de gerenciamento de conteúdo construída com base no robusto e poderoso framework em PHP chamado Symfony.

Conclusão da Taller

Desde o início do desenvolvimento do Drupal 8, nós da Taller estamos acompanhando e contribuindo com a evolução do projeto. De lá pra cá conseguimos ajudar com algumas contribuições e continuamos com esse espírito:   Ex.: https://www.drupal.org/project/tablefield/releases/8.x-2.x-dev

Muitas novidades surgiram desde então, e muitas das necessidades dos nossos clientes estão cada vez mais presentes e exigindo menor esforço de desenvolvimento para as customizações necessárias de acordo com cada necessidade de negócio. Os novos paradigmas tecnológicos e melhores práticas de desenvolvimento tornam o Drupal 8 mais seguro e confiável, dando mais flexibilidade e possibilidade de inovação.

Com toda essa flexibilidade agora podemos utilizar Drupal headless (como back-end) em conjunto com tecnologias de ponta, tais como, GraphQL, React JS, Redux, CSS Modules, Webpack (front-end) para construir experiências web de qualidade, ainda mais dinâmicas e personalizadas para as necessidades dos clientes.

Você está disposto a atualizar seu site para Drupal 8 hoje?

Entre em contato conosco para analisar seu site – Drupal ou não-Drupal – e sua disponibilidade para a migração para o Drupal 8!