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5 coisas que eu não sabia sobre tracking de eventos e que provavelmente você também não

Neste artigo abordarei, sob a ótica de negócios, a importância de saber o que é Tracking de Eventos – também conhecido como Rastreamento de Eventos; quais as vantagens e os principais diferenciais que sua empresa pode conquistar sabendo usar as informações coletadas de forma inteligente.

Tracking de Eventos

A nomenclatura original event tracking pode ser explicada de uma forma mais fácil para pessoas não técnicas. A palavra event (evento) se aplica a qualquer ação de um usuário, por exemplo, o caminho que o usuário percorre com o mouse em um website ou o clique em um botão. O tracking é a observação, o rastreamento dessa ação realizada.

Esse processo gera o reconhecimento sobre o comportamento do usuário, ou seja, mostra onde ele clicou, até onde ele visualizou sua página, quantos cliques foram realizados e também onde não aconteceu interação. Tracking de eventos traz à superfície informações muito importantes sobre os “gatilhos” acionados pelo usuário durante a navegação em um site.

Estamos constantemente aprendendo quão importante é acompanhar este comportamento  dos usuários e principalmente como essa prática pode nos ajudar a definir quais ações de melhoria que podemos e devemos tomar.

Entregar valor de uma forma recorrente para clientes pode fazer toda a diferença em mercados competitivos, mas é muito importante que todo o processo seja baseado em métricas que ajudem a gerar resultados tangíveis.

Sabemos também que um dos maiores desafios de qualquer empresa é descobrir quais métricas são as mais relevantes para o nicho em que atua, como conseguir compreender o que o usuário deseja e se ele está pronto, ou seja, no momento certo para receber o estímulo que irá gerar ação da compra do seu produto ou serviço.

Com esse desafio vencido, podemos saber o que e quando devemos oferecer a solução correta para a dor específica de cada cliente. Estar no radar dessa evolução das métricas que importam pode ser o grande diferencial de mercado que sua empresa ou startup precisa e está procurando.

O resultado disso são tomadas de decisões mais assertivas, embasadas em dados e que repercutem positivamente no retorno sobre o investimento (ROI).

O universo de Web Analytics é um grande desafio pessoal e profissional. Percebo que muitos empreendedores ainda não têm a compreensão clara sobre quão importante é o assunto e principalmente como os detalhes fazem a diferença e podem gerar maiores e melhores resultados.

Uma boa referência sobre como a preocupação com os detalhes fazem a diferença é Taiichi Ohno. A um bom tempo atrás, ele criou o Genchi Genbutsu, o princípio chave do Sistema Toyota de Produção, o qual nos aconselha a sair e ver por nós mesmos os problemas e onde eles acontecem. Se algo não vai bem, precisamos ir in loco descobrir quais afirmações e suposições possuem variantes não observadas.

5 coisas que eu não sabia sobre tracking de eventos

Ter mais detalhes onde seu possível cliente está ou não interagindo em seu site te ajudará a:

  1. Acabar com o “achismo” – você sai do: “eu acho que essa lead veio do meu site” ou “eu acho que todo mundo sempre clica nesta imagem” para pensar assim: “de acordo com as informações coletadas e a partir do acompanhamento e observação do comportamento deste grupo de usuários, devemos oferecer a eles a ferramenta ou o serviço X”.
  2. Descobrir possíveis melhorias de usabilidade que você precisa fazer em seu site ou do seu cliente e com isso gerar ainda mais valor de forma recorrente.
  3. Saber onde os gatilhos/ações foram acionados com base em algum contexto predeterminado, oferecendo insumos para melhores tomadas de decisão para perfis semelhantes.
  4. Entender como o contexto das ações do usuário e seus inter-relacionamentos podem influenciar no comportamento do usuário e como esse conhecimento pode ser usado como catalizador para melhorias contínuas.
  5. Começar a entender de verdade quais são as métricas que importam e quais são as métricas da vaidade.

 

Posso afirmar que se você está no setor de vendas ou marketing de uma startup ou mesmo de uma empresa já sólida no mercado, e ainda não teve algumas dessas dúvidas e dificuldades, certamente irá em algum momento se deparar com a necessidade de saber mais sobre o tracking de eventos. ​

Transformar os dados em informações relevantes que tragam ainda mais conhecimento sobre seu público de interesse e consequentemente ganhar mais assertividade nas tomadas de decisões poderá lhe colocar em posição de destaque.

O desafio de buscar e encontrar as métricas que importam pode ser trabalhoso, mas são atitudes como essa que fazem empresas conseguirem se diferenciar em mercados competitivos, pois poucas empresas conseguem realizar essa tarefa com excelência hoje em dia.

​Descobrir, alinhar e colocar em prática quais métricas serão necessárias para se alcançar os objetivos chave da sua empresa são alguns dos maiores desafios de qualquer empreendedor, pois demanda muito estudo, comprometimento e resiliência para se encontrar e implementar essas práticas, mas pode vir a ser o segredo do molho que irá levar sua empresa a ser saudável, rentável e lucrativa.