Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

UX para Lean Startups: Valide sua ideia!

A maioria das startups começa com uma ideia fabulosa de um novo produto. Até aí parece tudo muito lindo!

O problema é que a maioria dessas ideias são baseadas em coisas que alguém achou maneiro ou que soava interessante ao invés de ideias baseadas em algo que resolve um problema real para pessoas reais.

Chegou UX para Lean Startups, ao resgate!

Validar hipóteses é essencial porque desde o momento que você tem uma ideia, no processo do pensamento, já está presumindo uma infinidade de coisas. E se alguma dessas premissas estiver errada e ela for importante o bastante, você vai estar fora do negócio rapidinho. É preciso muito cuidado ao se apegar completamente a uma ideia, e o pior, ao investir muito dinheiro nessa ideia antes mesmo de saber se existe um público potencial consumidor.

Ao invés de pensar em ter uma ideia brilhante, pense em todo produto como uma solução para o problema de alguém. Acostume-se a pensar nos contextos de uso, a conversar com as pessoas, principalmente as que poderão se tornar seus clientes.

Com uma mentalidade lean, pode-se sempre pivotar e mudar para algo totalmente diferente se a ideia original não conseguir tração suficiente. Pivotar pode ser muito necessário, mas é melhor minimizar ao máximo porque uma hora o dinheiro acaba. E ninguém quer ter que encarar essa fatal realidade.

Então, minha gente, a sua melhor opção é a validação prévia da ideia, o mais cedo possível, antes mesmo de escrever uma única linha de código, enquanto ainda é relativamente fácil mudar.

Recomendo fortemente a leitura do livro UX para Lean Startups da Laura Klein para entender melhor sobre a validação prévia de ideias para novos produtos.

Referência: UX para Lean Startups – Laura Klein

Creative Commons License