Jojo explica: O que é rastreamento de eventos?
Há pouco tempo atrás, fiz um post aqui no Blog da Taller para falar sobre as principais métricas que podemos colher com Web Analytics, e foi neste material que fiz uma breve introdução ao tema do post de hoje, que é sobre rastreamento de eventos (event tracking).
O rastreamento de eventos é um poderoso recurso (avançado) em web analytics que pode ajudar na concepção de insights sobre o comportamentos dos usuários, como quantas pessoas baixaram um e-book, qual formulário de inscrição converte melhor, teste A/B on page, etc.
Este tipo de dado é muito importante para ajudar na extração das famosas Métricas Lean, que são um conjunto de indicadores que realmente importam para a validação e desenvolvimento de negócios e produtos.
Todos nos sabemos como é trabalhoso o processo de construir um site ou de apenas implementar coisas novas em um site já existente. Todo este investimento gera um custo e é preciso “valer a pena”. Mas como saber se os visitantes estão interagindo com os elementos do site? Como saber se a estratégia adotada para o site está se comportando conforme planejado? Através do rastreamento de eventos.
O rastreamento de eventos (event tracking) é orientado a objetos e serve para gravar as interações dos visitantes com elementos da interface do site que não geram retorno naturalmente. Normalmente, ele pode ser utilizado para:
- Elementos em Flash
- Elementos carregados dinamicamente via AJAX
- Links externos
- Scroll de uma página
- Tempo de carregamento de dados
- Quantas pessoas baixaram um eBook ou artigo
- Quais anúncios estão se saindo melhor e quem clica em seus anúncios
- Qual formulário de inscrição converte melhor (barra lateral, abaixo do post, sobre a página)
- Quem faz uma pausa, avança ou pára um vídeo
- Quais são os erros que visitantes encontram durante o check-out
Como começo a usar o rastreamento de eventos?
O processo é bem semelhante ao de construção de uma URL personalizada para campanhas (URL building), que nada mais é do que a inserção de parâmetros na url, que irão aparecer nos relatórios do Google Analytics e que irão ajudar a identificar melhor as fontes de tráfego.
Isso é popularmente chamado de taguear uma URL e é muito útil quando há a divulgação de URLs diversificadas e simultâneas do seu site em mídias diferentes, como campanhas de e-mail marketing, links patrocinados, banner, publieditoral, mídias sociais, entre outros.
Assim como para o URL Building, para realizar o rastreamento de eventos é preciso adicionar parâmetros específicos sobre o seu evento no elemento a ser rastreado, incluindo os seguintes detalhes na seguinte ordem: evento, categoria, ação e label.
É aqui que encontramos a grande diferença entre rastrear elementos e rastrear URLs através de tagueamento. Para fazer URL building não é necessário ter conhecimento técnico, basta utilizar a ferramenta do Google para isso, estudar um pouquinho para entender melhor esta prática e está pronto.
Mas quando falamos em rastreamento de eventos, o nível sobe e o conhecimento técnico se torna muito importante, pois os parâmetros de rastreamento devem ser inseridos no elemento do site, ou seja, dentro do código fonte do site.
Tendo o conhecimento técnico necessário para mexer no código fonte de um site, habilitar o controle de eventos não é um processo difícil. Tudo que você precisa fazer é adicionar o padrão de código ao lado do elemento, substituindo os valores padrão pelos personalizados por você:
_gaq.push(['_trackEvent', 'Categoria', 'Ação', 'Label']);
Acima conseguimos ver como é a estrutura do código, assim como quais são os valores padrão que irão ajudar a identificar os seus eventos. Cada campo representa algo:
Categoria – É a categoria do evento, usado para identificar o que você deseja acompanhar: eBook, vídeo, banner, formulário de inscrição, anúncios, etc.
Ação – É a ação do evento. A interação do visitante com o elemento, como: clique, reproduzir, parar, foco, hover, etc.
Label – É opcional. É o nome do evento, como por exemplo o nome específico de um banner.
Com a mais recente versão do Google Analytics, também é possível definir metas e ter painéis personalizados, e com isso observar o desempenho de seus eventos com base em outras métricas de web analytics. E é aí que conseguimos colocar a extração das métricas leanna prática. Simplificando o processo de leitura dos dados que realmente importam.
Mas isso não é tudo. Se você não tem o conhecimento técnico para fazer o rastreamento de eventos, não sinta-se excluído. Nós da Taller temos a cultura lean bem enraizada em nosso mindset, e foi com base nesta experiência que conseguimos enxergar a importância desta prática para alavancagem do sucesso de empresas dos mais diversos segmentos.
O rastreamento de eventos precisa ser para todos, precisa ser mais acessível aos “meros mortais” que não entendem bulhufas de desenvolvimento de software e seus derivados, mas que entendem muito sobre negócios e necessidades dos potenciais clientes.
E foi pensando nisso que a Taller desenvolveu seu primeiro produto que está em fase de teste: o El Tracker. Uma ferramenta desenvolvida para facilitar e imprimir velocidade na inserção das regras de rastreamento de eventos para Google Analytics. Tudo sem código e com poucos cliques. É o rastreamento de eventos para todos. Métricas para todos.
Como disse acima, a ferramenta ainda está em fase de teste e temos um longo caminho pela frente. Se você leu este post até aqui, acredito que você possa nos ajudar a validar e evoluir esta ferramenta para que o rastreamento de eventos deixe de ser um prática avançada em web analytics, e que poucos utilizam, para se tornar pré-requisito básico na estratégia digital de qualquer um.
Então, sinta-se a vontade para ser um Beta Tester, cadastre-se crie seu primeiro projeto hoje mesmo e comece a extrair os dados que realmente importam para condução do seu negócio. Ao se cadastrar, você irá receber um e-mail com diversas instruções para ajudar nos seus primeiro passos com o El Tracker.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato através do e-mail eltracker@taller.net.br que teremos prazer em ajudar.
Na sequência teremos mais posts para falar sobre este assunto. Então acompanhe o nosso blog para saber mais sobre como extrair valor através do rastreamento de eventos, Google Tag Manager, entre outros.