Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Experiências de um home-officer

Quem nunca acordou e se lembrou que ia pegar quase 1h de engarrafamento para chegar no trabalho e pensou: “Bem que poderia trabalhar mais perto… ou até mesmo em casa”?. Foi com esse pensamento que eu  – e muitos – resolvemos buscar trabalhos remotos. Um dos primeiros desafios é encontrar empresas com uma mentalidade mais aberta e que no seu modelo de gestão consiga gerir uma equipe online. Existe um Github com uma lista de empresas que trabalham remoto, recomendo ver quais vocês simpatizam e entrarem em contato com elas, link aqui. Recomendo ler até o final que tem o link para inscrição do processo seletivo da Taller! 

Após ser contratado começa a festa: vou acordar só depois do almoço, jogar Fornite com os amigos e a noite quando sentir vontade de trabalhar eu dou um alt tab no Dota 2 e começo a escrever meu código noite adentro com um copo de café do lado. Tá tudo muito legal mas infelizmente a vida de remote work não é bem assim.

giphy1.gif

Vou comentar um pouco das minhas experiências trabalhando remotamente, tanto as vantagens e as desvantagens para quem tiver interessado, saber o que esperar. Vou começar com as desvantagens porque se você não gostar aí nem precisa ler até o final e eu te poupo tempo…

Não é porque é remoto que não tem que cumprir horário

Esse é um dos primeiros choques que alguns devs têm. Pensam que podem trabalhar em qualquer horário, mas nem sempre é bem assim. Vejo frequentemente vagas home-office que pedem que a pessoa esteja trabalhando em horário comercial, das 8h às 18h. Aqui na Taller definimos um horário para a equipe ficar online, que é das 10h até às 17h.

Família e amigos não entendem que você está trabalhando

Por incrível que pareça, é bem difícil as pessoas que moram contigo entenderem que você passa 8h na frente do computador trabalhando. Uma hora ou outra elas aparecerão no seu quarto/escritório e isso pode atrapalhar a sua concentração. E dependendo da pessoa não dá certo mandar sair (como a minha amada mãe, por exemplo).

Você tem o controle da sua produtividade

Para algumas pessoas é preciso ter alguém de olho para garantir que a pessoa não perca o foco, ou até mesmo um bloqueio de Facebook, Whatsapp na rede já ajuda. Mas quando estamos no conforto da nossa casa é preciso saber ignorar a tentação de Youtube, Whatsapp, Facebook e tudo que era para ser 1min, que vira 15min.

Cuidado com essa cadeira de plástico que você usa!

Você vai ficar muito tempo sentado, então invista numa cadeira boa, numa mesa boa e tudo mais que você for utilizar para trabalhar. Um fone de ouvido que deixe seus ouvidos confortáveis por todo o tempo que utilizar é bem útil. Mas não se esqueça mesmo de ter uma cadeira onde consiga apoiar bem as costas para que consiga trabalhar de uma forma relaxada e isso não trazer problemas no futuro (que é bem comum).

Você está fisicamente sozinho

Desenvolvedores já têm uma certa fama de serem mais calados, fechados, anti-sociais e mais vários adjetivos parecidos. Então ficar dentro de um quarto/escritório todo o dia falando com pessoas pelo microfone não vai melhorar muito a socialização e talvez até piore. Por isso é bom estar preparado para ficar um tempo realmente sozinho, mas também se organizar para fazer algum tipo de atividade fora de casa no tempo que não está trabalhando, e sua saúde agradecerá por estar esticando as pernas. Além disso, pode almoçar em algum lugar diferente na semana ou mesmo escolher um coworking para trabalhar alguns dias.
Acredito que esses são os principais problemas de se trabalhar em casa. Você pode até estar se perguntando: “Quando eu tiver dúvidas, como alguém pode me ajudar?”, “E para fazer reuniões maiores que preciso mostrar meus lindo powerpoint?”, “Como os colaboradores irão se organizar para desenvolver um projeto?”. Jovem gafanhoto, para tudo isso já existem diversas ferramentas que resolvem esses problemas, até mesmo para edição de código em tempo real no Atom e VsCodejá existe uma solução.

home-officer

Agora vamos para a parte boa, espero que boa parte dos leitores tenham chegado aqui e não tenham desistido com as desvantagens. Então vamos lá!

Muitas oportunidades!

Infelizmente é difícil encontrar emprego na área de TI quem mora distante dos centros mais desenvolvidos. Com o avanço do home-office, trabalhar com tecnologia se tornou mais acessível. Além disso, dependendo de onde morar o salário é muito baixo trabalhando na cidade, então remotamente as chances de ter uma remuneração maior são bem maiores.

Ainda existe engarrafamento? Porque nunca mais vi isso

Para mim um dos problemas que mais me incomodavam era ter que passar 1h no trânsito só para ir para o meu trabalho. Isso era um tempo que eu podia estar estudando, dormindo ou jogando, mas estava me estressando todo dia para chegar ao trabalho e para voltar dele. Agora é bem raro mesmo eu pegar algum engarrafamento e precisar passar muito tempo no trânsito.

Você tem o controle da sua produtividade!

Sim, isso estava como desvantagem mas também é uma vantagem. Muitas vezes já precisei me concentrar e a equipe que estava na sala ficava fazendo algum tipo de brincadeira ou ficavam tentando conversar comigo e isso atrapalhava bastante. Ou até mesmo quando lançar aquele trailer irado do filme que você está esperando mas não consegue ver por causa da rede estar bloqueada. Já tive bastante problema com a rede bloqueada, até mesmo para tentar achar uma solução para um problema que eu sabia que tinha um vídeo que mostrava como era feito mas não conseguia acessar, até documentos que fiz no Google Drive mas ao chegar no local de trabalho eu lembrava que não conseguia acessar e era mais um problema para resolver.

Você trabalha no conforto da sua casa

Eu gosto bastante de trabalhar no meu computador, pois já está tudo configurado do jeito que eu gosto, não tem outra pessoa usando que pode desconfigurar alguma coisa. Nos dias de calor dá para trabalhar só de calção, sem camisa e tomando uma água de coco geladinha.

Redução de custos

Agora que estou trabalhando em casa, eu não preciso mais gastar com gasolina ou ônibus, almoço em casa então não preciso gastar a mais comendo fora. E também, por não morar numa região muito movimentada, é mais barato eu fazer algumas coisas aqui por perto, como sair para comprar um bolo no meio da tarde ou pagar uma academia baratinha do lado de casa, que se eu tivesse fora provavelmente iria fazer próximo ao meu local de trabalho, o que seria mais caro.

Tempo à família

Muitas pessoas da Taller têm crianças (e alguns babys), então vejo que é bem importante a presença deles em casa para dar assistência aos seus filhos e também a pegá-los na escola.

Espero que tenham gostado das vantagens e que suportem as desvantagens, para mim está sendo bastante útil. Posso dizer que melhorou bastante minha qualidade de vida, agora consigo ter mais tempo para fazer outras atividades. Se tiver interessado em trabalhar remotamente acesse https://blog.taller.net.br/taller-contrata/ e inscreva-se no nosso processo seletivo.

Qualquer dúvida, sugestão ou se quiser compartilhar sua experiência pode comentar abaixo.

Até a próxima!