Epicentro 2015, eu fui!
No final do mês passado participei de um evento, ou melhor, um festival anual de empreendedorismo criativo, que tem como um dos objetivos provocar as pessoas a perseguir os seus sonhos e impactar o mundo!
Esse festival é o Epicentro 2015
Foram 2 dias totalmente fora da caixa! Muita inspiração e o sentimento ainda maior de que juntos podemos criar uma sociedade mais justa e dar o exemplo da conscientização e do poder de mudança que cada um de nós tem.
Somos o que fazemos e o que compartilhamos!
Como os momentos experimentados foram tão especiais, e como compartilhar é viver novamente, gostaria de falar um pouco sobre a adrenalina que senti, misturada à emoção e da confirmação de que temos que continuar fazendo a diferença todos os dias.
Essa experiência vivenciada nos dois dias do evento Epicentro 2015, foi um tanto intensa e fez com que o desejo de mudança, a real busca do autoconhecimento e a melhoria contínua se tornassem prioridades no meu dia-a-dia.
Fui até Campos do Jordão para presenciar, provavelmente, um dos melhores eventos que já participei.
Éramos aproximadamente 1000 pessoas com os corações abertos e com vontade de resolver problemas reais, como o Ronaldo Tenório do Hand Talk uma das startups mais premiadas do país. Uma plataforma que une surdos e ouvintes através das traduções em Língua de Sinais feitas por um simpático intérprete virtual, o Hugo. Dentre dezenas de prêmios nacionais e internacionais, a solução teve seu aplicativo eleito pela ONU como o melhor app social do mundo, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Histórias de superação e desafios que muitos diriam ser impossíveis, como a história do Gilberto Lopes ou a forma em que o Vinícius Lima abordou assuntos pouco lembrados e muitas vezes nem percebido pela maioria, como a plataforma SP Invisível, mais um exemplo de que, sim, nas pequenas atitudes podemos fazer uma grande diferença.
Assistir a palestra da Vana Lopes, uma das vítimas de Roger Abdelmassih, o médico estuprador, contando sua busca por justiça desde 1993 e toda a luta para localizar Abdelmassih, após ele ganhar um habeas corpus do STF e fugir do país, foi um dos momentos do evento mais marcantes e emocionantes e com certeza o maior exemplo de determinação e coragem que o Brasil já viu.
Inúmeras iniciativas sociais de encher os olhos de lágrimas e ao mesmo tempo de orgulho de sermos humanos e principalmente por perceber que temos muitos “dos nossos”, verdadeiramente do bem.
Muita criatividade explícita em palestras inspiradoras, onde a todo momento pessoas contavam suas histórias de vida e como saíram da zona de conforto, abraçaram suas restrições, se prepararam e foram atrás dos seus sonhos, lutaram, não desistiram e fizeram acontecer.
Nosso poder de persuasão é algo muito maior que nós mesmos conhecemos. Nada pode nos parar quando realmente acreditamos, nos dedicamos e amamos o que fazemos, sem medir esforços.
O idealizador do evento, Ricardo Jordão, mantém um dos blogs mais provocativos e inspiradores que conheço – BizRevolution.
Com uma abordagem enérgica e realista, Jordão fala a verdade sem meias palavras, e constantemente está quebrando paradigmas e dogmas que poucos têm coragem e atitude para falar ao público, sem medo e com muita propriedade do que fala!
Todo o festival é feito por voluntários do bem que o Ricardo Jordão uniu. Muita energia positiva, sentimentos de união e momentos de inspiração foram disseminados e compartilhados entre nós durante as quase 48 horas de interação do evento.
Todo esse caldeirão de sentimentos e momentos únicos vividos deixou ainda mais claro pra mim que uma das maiores qualidades que precisamos cultivar é a RESILIÊNCIA, não podemos nos afastar dos nossos sonhos e TODA dificuldade vem com muito aprendizado, o que nos traz EXPERIÊNCIA que pode e deve ser transformada em SABEDORIA.
Acredito na mudança, acredito no poder do bem, acredito no modelo de eventos como o Epicentro!
Esse festival, além de já estar inspirando pessoas e gerando mais iniciativas como essa, precisa fazer parte do calendário de qualquer empresa que esteja buscando questionar o status quo, sair da zona de conforto, inspirar e provocar a mudança contínua nas pessoas!
E você vai vir conosco?
“80% dos problemas problemas do mundo acabariam se nós falássemos uns com os outros ao invés de falar uns dos outros”
Se quiser saber mais sobre o que vai acontecer ano que vem no Epicentro, acesse: