Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Case Curso de Drupal na USP

A proposta para a realização de um curso de Drupal na USP surgiu quando um dos analistas da seção de informática da unidade de Filosofia e Ciências Humanas da USP (FFLCH) entrou em contato com a Taller buscando profissionais para capacitar os 5 engenheiros da equipe.

Depois de ajudar na identificação de suas necessidades de aprendizado, a Taller passou pelo processo de licitação pública, sendo escolhida para ministrar o curso de Drupal para a equipe. E coube a mim representar a empresa em São Paulo.

O pessoal do FFLCH já possui soluções em Drupal há 5 anos. Entretanto, sentiam-se limitados na hora de implementar tais soluções, mesmo sabendo que o Drupal oferece a possibilidade de implementar sistemas bastante robustos com facilidade.

Os objetivos variavam de acordo com as necessidades e convertendo-se em um total de 7 cursos distintos. Em um em resumo geral posso descrever que, ao final, atingiram os seguintes tópicos de ensino:

  • Implementação de soluções como moderação de conteúdo e estruturas de políticas de acesso, entre outras soluções de gerenciamento de conteúdo avançado com Drupal.
  • Utilização do GIt para colaboração em versionamento de código efetivo.
  • Criação dos próprios módulos e utilização das principais APIs do Drupal.l
  • Utilização do Entity APi e suas várias ferramentas para criar as próprias entidades e implementar web services com Drupal.
  • Criação de um tema para o Drupal, começando com um PSD e Style Guide (introduzi eles à SASS/Compass e Grid Systems).
  • Utilização do módulo Features e Drush para gerenciar e distribuir configurações e funcionalidades de um Drupal site.
  • Resolução de problemas de performance de Drupal sites, com agregação e compressão de CSS e JS, implementação do PHP FPM e NGINX para substituir o Apache com mod php e cacheamento em vários níveis em conjunto com soluções como Redis, Varnish, MongoDB.
  • Arquitetura e desenvolvimento de soluções em Drupal com metologias àgeis, em equipe.

Todavia, eu diria que o objetivo macro do curso de Drupal foi ensiná-los a entregar soluções robustas em Drupal a nível de enterprise, o que abrange muito mais que Drupal, fortalece o desenvolvimento de software como um todo.

Todo o curso de Drupal foi ministrado em uma sala na própria USP (maior universidade da América Latina). O ambiente era simples mas agradável e ao longo de duas semanas contamos com a estrutura necessária, uma televisão com HDMI e um conjunto de mesas onde conseguimos realizar os trabalhos de forma colaborativa.

Os cursos foram dados em ordem e basicamente eram compostos de teoria básica com bastante aplicação. Ou seja, tudo o que era ensinado por mim, também era implementado (contando com meu auxílio) na hora pelos desenvolvedores.

O maior desafio que encontrei nesse período, foi ter tido alunos em vários níveis de conhecimento do CMS, pois para que se implemente Drupal efetivamente e de um modo sustentável, é necessário saber o básico primeiro. Para contornar esse problema, comecei nivelando o time durante o primeiro curso e reduzindo a carga horária de outros mais avançados, para que houvesse proveito por aqueles que ainda não dominavam os conceitos básicos do Drupal.

O resultado dessa estratégia foi o dominío de desenvolvimento com Drupal pelo time. Um deles inclusive criou seu primeiro módulo oferencendo login único com o servidor de autenticação central da USP, de modo que, o usuário logado no servidor central, já cai logado em qualquer Drupal site que tem o módulo própriamente configurado. E essa era uma solução que buscavam implementar há 3 anos e não conseguiam!

Fora isso, houve uma extrema expansão de conhecimento em:

  • ferramentas de ponta para desenvolvimento web.
  • evolução da colaboração em desenvolvimento software na web.
  • processos de desevolvimento de software através do aprendizado de conceitos e práticas de metologias ágeis.
  • a adoção do Git como sistema de controle de versão a fim de se colaborar durante o desenvolvimento, o que foi ótimo, já que até aquele momento somente um desenvolvedor trabalhava em uma dada aplicação a qualquer momento.

Ao final deste curso de Drupal, fiquei realizado ao ver que agora a unidade (FFLCH) conta com uma equipe inteira trabalhando em conjunto, em sincronia, habilitados a desenvolver um excelente trabalho e com certeza expandir ainda mais os resultados futuros.

Para mim foi muito prazeroso representar a Taller e fazer parte desse processo, uma vez que a empresa é reconhecida pela excelência no uso de tecnologias avançadas, como o Drupal, e pela eficiência na entrega de seus produtos.

Poder compartilhar nosso conhecimento, difundir a comunidade e nossos métodos de trabalho será sempre gratificante. Foi uma grande honra poder contribuir com o avanço tecnológico no ensino superior brasileiro.