Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sugestões de leitura dos Talleres

Nós somos o que fazemos e o que compartilhamos. Essa máxima se faz presente sempre aqui na Taller, na nossa rotina, nos nossos processos e, claro, no nosso conteúdo.

Hoje trago para vocês uma lista viva de sugestões de livros lidos pelos nossos Talleres ao longo de suas carreiras. Alguns deles estão na nossa biblioteca, uns são unanimidade e outros nem tanto, mas todos contribuíram, de alguma forma, para o crescimento individual da nossa galera.

Ah, lista viva quer dizer que vamos fazer atualizações sempre que um novo livro nos inspirar ou surpreender. Ou ainda se lembramos de algum muito bom e que cometemos a injustiça de não listar, o que acredito que vá acontecer com muita frequência.

Os assuntos são variados: startup, empreendedorismo, desenvolvimento de software, programação, gestão de pessoas, gestão do tempo, autoconhecimento, agilidade, produtividade, design, biografias inspiradoras e por aí vai.

Eu poderia listar as sugestões por assuntos, mas tem livros que são ótimos para vários interesses e organizando-os apenas em ordem alfabética espero poder ajudar você a pensar um pouco fora da caixa e experimentar novas leituras.

Bateu a curiosidade? Então vamos à lista!

 

1. A Arte do Começo – O guia definitivo para iniciar o seu projeto, de Guy Kawasaki

“Guy Kawasaki apresenta em A Arte Do Começo os passos mais importantes para lançar um novo produto, uma nova marca, abrir uma empresa ou iniciar qualquer projeto, lucrativo ou não. Ensina como estabelecer uma mentalidade mais empreendedora em empresas já estabelecidas, apresentando idéias excelentes para se iniciar qualquer projeto.”

📖 Ver na Amazon

 

2. A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

“O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho); Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento”

📖 Ver na Amazon

 

3. A Linguagem Secreta do Corpo – A comunicação não verbal, de Anna Guglielmi

“Gestos, posturas e expressões, revelam muito de nós, talvez mais do que gostaríamos. Comunicam aquilo que as palavras não sabem ou não querem dizer. O leitor será guiado em uma viagem imaginária ao redor do corpo humano, partindo do modo em que nos colocamos no espaço, como o ocupamos, como ficamos de pé, como caminhamos. E, ainda, como nos sentamos, que gestos fazemos com as mãos, com a cabeça, com o olhar.”

📖 Ver na Amazon

 

4. A Lógica do Cisne Negro – O impacto do altamente improvável, de Nassim Nicholas Taleb

“O que o sucesso do Google e o 11 de setembro têm em comum? Para Nassim Nicholas Taleb. ambos são exemplos claros de Cisnes Negros: eventos imprevisíveis e impactantes cuja natureza extraordinária está na base de quase tudo o que acontece no mundo. da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Em A lógica do Cisne Negro, um dos maiores especialistas de risco da atualidade propõe o mapeamento e a gestão do desconhecido, do pouco provável, do extremo. Para o autor, a fragilidade do conhecimento e a limitação do aprendizado baseado na observação e na experiência levam o ser humano a se defrontar com situações totalmente inesperadas. Nesta obra, o leitor aprenderá, com ideia simples, a tirar proveito de Cisnes Negros e ter outra visão de mundo.”

📖 Ver na Amazon

 

5. Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Nicholas Taleb

“O autor apresenta um conceito denominado “antifrágil”, que abrange as coisas e ideias que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam dele para sobreviver. Dessa forma, a incerteza se apresenta como algo desejável — e até necessário, pois somente assim o antifrágil consegue crescer. Além disso, o antifrágil é imune a erros previsíveis e é protegido em relação a eventos prejudiciais — ao contrário do que é frágil, que se despedaça ou enfraquece assim que precisa enfrentar sua primeira dificuldade.”

📖 Ver na Amazon

 

6. Arte como terapia, de Alain de Botton e John Armstrong

“A arte é importante em si mesma. Ou melhor: a arte pode ser uma ferramenta fundamental, capaz de nos ajudar a levar vidas mais plenas e felizes.
Muito se discute sobre o que é a arte. Em meio a incontáveis definições e teorias, uma questão essencial acaba ficando em segundo plano, talvez por provocar algum constrangimento: para que ela serve?
Para Alain de Botton e John Armstrong, essa pergunta nada tem de vergonhosa. Os dois defendem que a arte cumpre um propósito muito maior do que a transmissão de valores ou ideias — ela pode nos ajudar em nossos dilemas mais íntimos e cotidianos. Por que nosso emprego não nos satisfaz plenamente? Por que todo mundo parece ter uma vida mais interessante do que a nossa? Como podemos ter relacionamentos melhores? Por que a política é tão deprimente?
Arte como terapia sugere uma nova maneira de se interpretar a arte: ela tem qualidades terapêuticas e é capaz de oferecer soluções fascinantes para as angústias do dia a dia. “

📖 Ver na Amazon

 

7. A Startup Enxuta – Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas, de Eric Ries

“Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas. Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”.”

📖 Ver na Amazon

 

8. Código Limpo – Habilidades práticas do Agile Software, de Robert C. Martin

“Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento. Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito. Mas não precisa ser assim.”

📖 Ver na Amazon

 

9. De onde vêm as boas ideias, de Steven Johnson

“Steven Jonhson é um dos maiores pensadores da internet, e já escreveu muitos best sellers. Nesse livro ele mostra um conceito em que as ideias seguem um padrão parecido com a biologia, onde as ideias evoluem pelo cruzamento e melhoramento onde apenas as ideias mais adaptadas ao ambiente sobrevivem. Isso vai contra o senso padrão de que os inventores são gênios providos de um dom que os fazem ter as melhores ideias. Ele fez muitas pesquisas e descobriu que grande parte das melhores ideias foram criadas em conjunto, num processo de soma de ideias parciais que unidas revolucionaram o mundo de diversas maneiras. Por isso ambientes em que muitos criativos compartilham acabam sendo o centros de inovação, como os cafés em Paris no século XIX ou o Vale do Silicio nos nossos tempos. Esse livro foi eleito um dos melhores de 2010 pela The Economist e é recomendado para todos os interessados em criatividade.”

📖 Ver na Amazon

 

10. Design como prática de projeto, de Gui Bonsiepe

“Este livro contém os principais pensamentos, propostas e projetos desenvolvidos por Gui Bonsiepe, desenvolvidos durante a sua peregrinação por diversos países latino-americanos ao longo dos últimos 40 anos. Ele é uma das maiores referências mundiais sobre o Design dos países Periféricos, refletindo sobre as dificuldades impostas pelos países do Centro para que se desenvolva um Design autônomo nos países dependentes. Tem se manifestado contra certos modismos do design epidérmico, onde as soluções privilegiam a estética, atendendo apenas aos apelos de mercado, sem trazer contribuições efetivas para a melhoria intrínseca do produto.”

📖 Ver na Amazon

 

11. Design para quem não é Designer – Noções básicas de planejamento visual, de Robin Williams

“Robin Williams, de maneira clara e didática, ensina que qualquer pessoa pode elaborar páginas com uma estética melhor. Por ser um livro de design para leigos, a autora dá dicas e ensina truques para as mais variadas situações do dia a dia, que vão desde a elaboração de um simples panfleto até a elaboração de um jornal.”

📖 Ver na Amazon

 

12. De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel com Blake Masters

“De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.
No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.”

📖 Ver na Amazon

 

13. Fora de série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não, de Malcolm Gladwell

“Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém “se faz sozinho”. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série – os outliers.”

📖 Ver na Amazon

 

14. Gestão do Conhecimento, de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka

“Vivemos hoje na sociedade do conhecimento, sociedade essa que não usa máquinas, linhas de montagens ou robôs como “meios de produção”. Seus meios de produção estão na cabeça e nas mãos das pessoas que nela trabalham. Este livro é uma corajosa tentativa de repensar a gestão a partir da perspectiva do conhecimento. Como devemos pensar sobre estratégia, organização, branding, competição global ou TI do ponto de vista do conhecimento?”

📖 Ver na Amazon

 

15. Implementando o Desenvolvimento Lean de Software: Do Conceito ao Dinheiro, de Mary e Tom Poppendieck

“Este livro introduz os princípios do desenvolvimento lean de software. Apresenta formas alternativas de pensar como o desenvolvimento de software pode ser melhorado. Os autores abordam questões-chave, técnicas que comprovadamente funcionam, estudos de caso de organizações de software de ponta, além de exercícios práticos.”

📖 Ver na Amazon

 

16. Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman

“Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino.”

📖 Ver na Amazon

 

17. Toyota Production System, de Taiichi Ohno

Neste texto clássico, Taiichi Ohno – inventor do Sistema Toyota de Produção e Lean Manufacturing – compartilha a mente que o distingue como um dos pensadores mais disciplinados e criativos de nosso tempo. Combinando suas idéias espontâneas com uma análise rigorosa das tentativas da Toyota em realizar sua produção enxuta, o livro de Ohno explica como os princípios Lean podem melhorar todo o esforço de produção. Uma descrição histórica e filosófica do just-in-time e Lean Manufacturing, este trabalho é uma leitura obrigatória para todos os alunos do desenvolvimento humano. Em um nível mais prático, ele continua a fornecer inspiração e instrução para aqueles que procuram melhorar a eficiência através da eliminação de desperdício.”

📖 Ver na Amazon

 

18. Lições de vida Nietzsche, de John Armstrong

“Nietzsche foi um dos maiores pensadores que a humanidade já teve, e suas obras influenciaram e seguem influenciando correntes intelectuais, políticas e artísticas as mais diversas. Ele ensina que se nos concentrarmos em aprender com o presente teremos condições de entender o porquê da nossa existência. Use a sua inquietação para driblar a preguiça e trabalhe focado para transformar-se na pessoa que você quer ser.”

📖 Ver na Amazon

 

19. Obrigado pelo feedback – A ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos, de Douglas Stone e Sheila Heen

“Douglas Stone e Sheila Heen argumentam que, embora o mundo dos negócios gaste bilhões de dólares todo ano ensinando às pessoas como dar feedback de modo mais efetivo, estamos operando no polo errado: o mais inteligente é educar os receptores — tanto no trabalho quanto nas relações pessoais. São eles, afinal, que interpretam o que estão ouvindo e decidem se e como mudar.”

📖 Ver na Amazon

 

20. O Codificador Limpo – Um código de conduta para programadores profissionais, de Robert C. Martin

“Então você quer ser um profissional do desenvolvimento de softwares. Quer erguer a cabeça e declarar para o mundo: “Eu sou um profissional!”. Quer que as pessoas olhem para você com respeito e o tratem com consideração. Você quer isso tudo. Certo? Verdadeiros profissionais praticam e trabalham firme para manter suas habilidades afiadas e prontas. Não é o bastante simplesmente fazer suas tarefas diárias e chamar isso de prática. Realizar seu trabalho diário é performance, e não prática. Prática é quando você especificamente exercita as habilidades fora do seu ambiente de trabalho com o único propósito de potencializá-las.”

📖 Ver na Amazon

 

21. O mundo codificado, de Vilém Flusser

“A obra de Vilém Flusser (1920-1991) desvenda a tentativa milenar da humanidade de superar suas limitações físicas por meio da tecnologia. Nesse processo, o autor demonstra que os designers, embora tenham um papel central, caminham sobre um chão conceitual muito frágil. As teorias apresentadas destroem lugares comuns e verdades superficiais, além de lançarem luz sobre problemas que sequer começamos a enfrentar.”

📖 Ver na Amazon

 

22. O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

“Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em ‘O Poder do Hábito’, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.”

📖 Ver na Amazon

 

23. Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek.

“Esta obra procura refletir sobre algumas questões como – por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, mais influentes e mais rentáveis do que outras; por que algumas conseguem maior fidelidade tanto dos clientes quanto dos colaboradores; mesmo entre as bem-sucedidas, por que tão poucas são capazes de repetir o sucesso várias vezes, entre outras.”

📖 Ver na Amazon

 

24. Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

“Este livro se destina a quem está procurando dicas para aumentar a eficiência, trabalhar de forma mais inteligente e alcançar o sucesso. É indicado ainda para quem está preso a um emprego mas sempre sonhou em realizar algo próprio. Talvez você goste do que faz, mas não do chefe. Ou talvez esteja entediado e queira criar algo que ame e ganhar dinheiro com isso.
Os autores criticam os workaholics e as ideias tradicionais sobre promoção. Acreditam que as empresas devem fazer menos que os concorrentes: criar poucas coisas muito boas, em vez de várias razoáveis.”

📖 Ver na Amazon

 

25. Rápido E Devagar – Duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

“Nesta obra, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente – o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele. Segundo a obra, o entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em decisões pessoais e profissionais.”

📖 Ver na Amazon

 

26. The Principles of Product Development Flow: Second Generation Lean Product Development , de Donald G Reinertsen

“Reinertsen começa com as idéias de lean manufacturing, mas vai muito além delas, baseando-se em ideias de redes de telecomunicações, sistemas de transporte, sistemas operacionais de computador e doutrina militar. Ele combina uma lúcida explicação da ciência por trás do fluxo com um rico conjunto de abordagens práticas. Este é outro marco livro, por um dos principais especialistas em desenvolvimento de produtos.”

📖 Ver na Amazon

 

27. Trabalhe 4 Horas Por Semana – Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico, de Timothy Ferriss

“Este guia para um novo estilo de vida ensina como Timothy Ferriss passou de 40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares por mês e 4 horas por semana; Como treinar seu chefe para que ele valorize desempenho em vez de presença; Como trocar uma longa carreira por pequenos períodos de trabalho e mini aposentadorias frequentes e mais de 50 dicas práticas e estudos de caso de leitores que dobraram sua renda, superaram obstáculos em comum e reinventaram si mesmos usando as dicas do livro original como ponto de partida.”

📖 Ver na Amazon

E você, tem alguma sugestão imperdível de leitura para compartilhar com a gente? É só escrever nos nossos comentários!

Lembrando que toda semana (ou quase) estamos falando sobre novas sugestões de leitura dos Talleres lá no nosso Facebook e Instagram 😉


***
Recado da Taller:
Criamos o Programa de Otimização da Gestão Ágil para quem quiser levar as práticas de eficiência de trabalho para dentro da sua empresa.

Conheça a Programa →

***