Série Google Apps Script – Spreadsheet : Mudando a aba da planilha usando script do Google
Este post é para aqueles que, assim como eu, apesar de todos os sistemas e ferramentas disponíveis hoje, não deixa para trás o uso da boa e velha planilha. Além disso, pode ser de grande ajuda às startups e pequenas empresas que estão começando e não podem investir em grandes softwares financeiros.
Iremos além do uso habitual da planilha e das funções já conhecidas: utilizando o Script do Google (Google Apps Script) para criar lógicas que nos ajudem a agilizar nossas análises.
Trivialmente, para quem usa Excel, temos a opção do Hyperlink que muda a aba da planilha desejada sendo útil para quem tem um controle complexo e, consequentemente, várias abas numa mesma planilha. Tentar localizar a aba desejada se torna uma tarefa cada vez mais difícil, proporcional ao aumento da complexidade da planilha.
Exemplo Excel
Na imagem abaixo, selecionaremos o item “Análises e Indicadores” com o botão direto do mouse e nas opções, abrimos Hyperlink.
Após abrir o Hyperlink, basta selecionar “colocar neste documento” dentro caixa de edição para escolher a aba a qual deseja ser direcionado.
Mudança de abas no Excel
No Google Spreadsheet a opção Hyperlink existe, mas serve apenas para criar links para páginas externas como estamos acostumados a ver em página web.
Devido às opções facilitadas de compartilhamento das planilhas, dentre outras vantagens, a planilha do Google está sendo cada vez mais usada. Na Taller estamos migrando todos os nossos controles financeiros que precisam ser compartilhados para o Google. Essas planilhas são complexas e têm muitas abas, motivo pelo qual acabamos sentindo falta da funcionalidade existente no Excel.
Usando o Google Apps Script (GAS)
Assim como no Excel, o Google Spreadsheets permite o trabalho com Macros, facilitando ainda mais o uso da ferramenta. O Google usa a linguagem de JavaScript e o Excel, por sua vez, o Visual Basic.
Mas antes de inserir o código que substituirá o Hyperlink do Excel, vamos criar um desenho que será nosso botão (btn).
1º) No menu selecione > Inserir > Desenho
2º) Selecione a opção Moldura, conforme destaque abaixo, e crie um botão colocando o nome o qual desejar.
Por enquanto deixe o botão na sua planilha, pois agora iremos para o próximo e mais esperado passo no qual começaremos a criar/inserir o código.
3º) Na sua planilha do Google selecione no menu > Ferramentas > Editor de Script.
4º)Entraremos então no ambiente do Editor de Scripts que é onde começaremos a digitar o código no próximo passo.
5º) Utilizamos o código abaixo para criar a Função _hyperlink.
Obs.: Coloque no lugar do parâmetro “mySheet” o nome da aba a qual deseja seguir, conforme exemplo das linhas 15 e 16.
Para cada aba nova que desejarmos seguir, replique uma function btnHome (btnDRE, btnGráficos, btnIndicadores, …)
e _hyperlink (mySheet)
diferentes.
Exemplo:
function btnHome () { _hyperlink (‘home’); } function btnDRE () { _hyperlink (‘DRE’); }
… e assim por diante.
Importante: O parâmetro entre parenteses deve coincidir com o nome da aba!!!
6º) Este será o último passo, após criarmos o botão teremos que atribuir a lógica criada a ele.
Salve o script e feche o editor. Volte à planilha e clique com o botão direito sobre seu botão. No menu contextua (setinha para baixo dentro do quadrado branco no canto superior direito) selecione a opção Transferir Script…
Coloque na caixa aberta o nome da function criada e assim o botão estará pronto, basta clicar nele para começar a usar.
Exemplo:
Tal como as macros no Excel, o Google Apps Script pode nos ajudar a otimizar nossos controles do dia a dia, principalmente os mais repetitivos que acabam tomando nosso tempo.
Para quem ainda tem um pouco de receio em usar o Google Spreadsheet, como eu tinha no início, pela maior gama de opções que o Excel aparentemente oferece em seus ‘menus visíveis’, esse pode ser um passo para ter, além de um gerenciamento mais ágil e compartilhável, maior entendimento sobre programação pois a linguagem utilizada pelo Google Spreadsheet é a JavaScript, que possui larga adoção e de fácil aprendizagem.
O que acha de ter esse conteúdo e muito mais em um eBook completo com outros tutoriais incríveis?