Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A história da Taller Negócios Digitais 2.0

Quantas vezes você já se pegou pensando: e se tivesse oportunidade de fazer as coisas de forma diferente? E que se pudesse inovar e fazer transformações verdadeiras na sua vida e no seu trabalho, você poderia fazer mudanças também na vida de mais pessoas? E se existisse um lugar onde você tivesse o poder de decisão nas suas mãos além do seu próprio trabalho?

Pois foi esse sentimento que gerou a Taller Negócios Digitais. Quatro profissionais inquietos e questionadores viram seus caminhos cruzados pela vontade intrínseca de transformar. Suas vidas, seus resultados e seus mundos.

Em São Paulo, em meio à selva de pedras, um uruguaio nerd e autodidata virava noites programando, tentando fazer “bagulhos muito loucos”. Em Floripa, um gaúcho de espírito livre, um mineiro surfista de personalidade cativante e um jovem brasileiro/americano prodígio buscavam seu lugar ao sol acreditando no software livre e na filosofia ágil. Nasciam aí a Taller(ateliê, em espanhol), e também a Dropit.

Vindos de um mercado em crescimento constante, com uma grande expertise em Drupal, Sebas (o uruguaio nerd) e Rafa (o livre) resolveram tomar os rédeas dos seus trabalhos. Com a experiência adquirida juntos em SP, criaram vínculos e vontades iguais mas que seguiam rumos paralelos e distantes, até que se deram conta que, ao invés de concorrentes, deviam se tornar sócios.

Com o logo da Dropit (que já contava também com a presença do Fred – o cativante e do Vini- o prodígio) e o nome da Taller, foi formada uma só empresa. Um só sonho. Uma só visão. A Taller Negócios Digitais (agora com menos sotaque) nascia pra provocar as mudanças tão desejadas, sem um real na conta, mas com grandes experiências, força de vontade e conhecimento.

Começando com presenças remotas, logo a necessidade de estarem todos juntos foi maior. O Sebas se mudou pra Floripa e a Taller nada mais era do que um quarto na casa do Fred e da Bona. Com as novas possibilidades e projetos, procuraram na comunidade Drupaleira bons desenvolvedores e contribuidores que gostassem de correr riscos e que tivessem o espírito colaborativo.

No primeiro ano da Taller, foram agregados um hacker brasiliense com pegada de cientista maluco, um desenvolvedor mineiro palhaço e artista de alma, um desenvolvedor paulista magrelo que logo se tornaria um muso fitness e um desenvolvedor manezinho, pai e jogador de vôlei. A nova sede foi escolhida numa casa tranquila à beira da Lagoa da Conceição, e logo terminava o ano de 2012, com muito trabalho e grandes expectativas.

No ano de 2013, a Taller foi desafiada com dois grandes projetos de empresas gigantes da área de telefonia. Era preciso agregar novos integrantes motivados e de conhecimentos variados para atender outras áreas além do desenvolvimento. No comercial, entrava um gaúcho baixinho com um grande coração. No financeiro, um manezinho alemão tímido e dedicado. A primeira mulher, uma pequena estudante de design militante de movimentos estudantis. Na gestão dos projetos, um surfista local com anos de experiência. Cuidando das pessoas, uma fisioterapeuta preocupada em manter a saúde física e mental dessa galera. Na área de comunicação, outra gaúcha de cabelos vermelhos. Na vida de todos, um cachorro de rua idoso e carinhoso que se tornaria o primeiro mascote. No desenvolvimento, um programador formado em filosofia, um frontend jovem que falava tcheco, um drupaleiro anarquista vegetariano e um desenvolvedor gaúcho campeão de karatê.

A empresa se solidificava com base na cultura de melhoria contínua, e seguindo o modelo e mindset do Lean Startup. Junto às atividades de desenvolvimento, foi sede e organizadora de eventos das comunidades Drupal e Ágil e de iniciativas menores em formatos de Jam Sessions. Foi palco também de grandes encontros de amigos, festas e madrugadas mal dormidas.

Num ritmo crescente, uma nova conta de proporções enormes e capaz de acelerar o crescimento da organização, o ano de 2014 começou agitado e também apertado. Nem tudo foram acertos na história da Taller, foi preciso errar e perder muitas vezes para conseguir acertar.

2014 foi também o ano que mais trouxe novas caras pra dentro dessa empreitada. Um gaúcho churrasqueiro no frontend e uma socióloga de sardas procurando um novo começo na gestão de pessoas. No desenvolvimento, um drupaleiro peruano que se descreveu como “yo soy un talento!”, um mineirinho empreendedor e falante, uma curitibana mãe de cachorros, um gaúcho skatista apaixonado por testes, um paulista de cabelos compridos e risada fácil, um gaúcho colorado e piadista e um novo designer criativo e bom de bola. Além disso, um cachorro magrelo e medroso que se tornaria a figura mais carinhosa entre todos e uma nova sede capaz de abrigar todos esses talentos em meio à mata e com vista pro mar.

A Taller Negócios Digitais se estabeleceu, definitivamente, como uma empresa preocupada em entregar valor em todas as suas frentes de trabalho. Teve cases de sucesso, reconhecimento de grandes agências e consultorias para grandes universidades e empresas. Clientes aplicando mudanças nunca antes pensadas e atuação próxima e constante. Os eventos e a colaboração com comunidades se solidificam na sua cultura e os conhecimentos adquiridos nestes anos são compartilhados pelo Brasil e América Latina. Parcerias com empresas internacionais são formadas e todo o seu trabalho é reconhecido. E, pra fechar este ano, havia mais uma novidade: o investimento em seu próprio produto.

O ano de 2015 iniciou com o objetivo de ser um divisor de águas na história da empresa. Foi a vez de acrescentar a experiência de uma gaúcha de cachinhos dourados e louca por gatos na frente do marketing, um flamenguista ciclista como Agile Coach e a parceria de um mineirinho baterista de fala mansa com reputação internacional. Novos processos foram criados, metodologias renovadas e setores repensados. A Taller Negócios Digitais investe na criação de conteúdos com os mais variados assuntos como testes de software, devops, metodologias ágeis, drupal, gestão, design e marketing. É o ano de aprendizado, reestruturação e transformação.

Alguns dos talleres seguiram rumos diferentes, mas a certeza de que cada um teve um papel fundamental na construção dessa história é inquestionável. A vontade de ser um ambiente livre e que gerasse inovação e valorização das pessoas continua, como há 3 anos atrás, quando o nerd uruguaio, o livre, o cativante e o prodígio se uniram. Esse é o nosso core, o nosso verdadeiro diferencial. Amamos as pessoas além de suas atribuições dentro da organização. Aprendemos e falhamos com elas diariamente, mas elas são o que nós temos de mais valioso. Nenhuma conquista que tivemos na Taller Negócios Digitais foi tão importante quanto o time que conseguimos formar com o passar do tempo. É por eles que nós existimos, e será por eles que nós continuaremos. Por bastante tempo 🙂


Você pode acompanhar nosso dia-a-dia através das nossa redes sociais como Instagram e Facebook. 😀