Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como mapear a cultura da sua empresa – Case Taller

Toda empresa tem, ou pelo menos deveria ter, um conjunto de valores que orienta suas ações estratégicas e táticas. Mas a questão é, todos os colaboradores estão alinhados com a cultura e os princípios que a organização valoriza?

Aqui na Taller, partimos numa ‘investigação exploratória’ para descobrir se nos comportamos conforme os termos de nossa própria cultura.

Mas o que é cultura mesmo?

“Cultura são os hábitos de um grupo. Esses hábitos se formam com o tempo porque são recompensados. Cultura funciona por causa das coisas que ela torna indiscutível. Bom, porque nos ajuda a focar, e ruim, porque cria pontos cegos”. – Dave Gray

Todos os membros da empresa foram entrevistados com o intuito de discutir o indiscutível e identificar nossos valores comuns para organizá-los em um manifesto.

Preenchemos o canvas ‘Mapa de Cultura’:

Começamos escrevendo um valor no quadrante dos Valores Estabelecidos, ou seja, o que dizemos que valorizamos, nossa declaração pública de valor, nossa meta ideológica.

Então pensamos na Evidência que apoia ou contradiz esse valor, o que observamos em nosso comportamento, como colaboramos, competimos, criamos, controlamos, nossa linguagem e nosso ambiente de trabalho.

Com as evidências em mente, identificamos as alavancas que as estimulam. Alavancas são as ‘regras do jogo’, tanto formais como informais, que instituímos intencionalmente para conduzir nosso comportamento. São nossas técnicas, métodos e recompensas.

Em seguida, baseando-se em Evidência e Alavancas, buscamos identificar quais são os Valores Percebidos, os quais são demonstrados pelo nosso comportamento.

E por último, escrevemos nossas Premissas em relação aos Valores Percebidos e porque acreditamos que eles nos farão ter sucesso.

A atividade abre portas para fazermos ‘perguntas tolas’ e buscar entender o porque das nossas atitudes na rotina de trabalho. Assim, conseguimos identificar nossos ‘pontos cegos’ e quais comportamentos devemos recompensar para reforçar os hábitos de nossa cultura.

As entrevistas foram analisadas e os padrões emergiram para inspirar o Manifesto da Taller, a declaração pública de nossos princípios, intenções e posicionamento que nos direciona enquanto organização.

Referências:
http://www.davegrayinfo.com/culturemap/