Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Drupal Global Training Day 2015 – o evento no Brasil

Drupal Global Training Day é uma excelente iniciativa da Drupal Association para introduzir novos usuários e iniciantes no Drupal. Os parceiros associados distribuídos pelo mundo realizam este evento para que novos membros na comunidade de Drupal se sintam inspirados e empoderados para começar um ótimo trabalho. É também uma boa oportunidade para que as empresas divulguem seus cases utilizando Drupal.

Drupal Global Training Day no Brasil

Dias 21 e 22 de agosto foram os dias mais recentes do Drupal Global Training Day e, no Brasil, a iniciativa foi sediada pela empresa Natura, em seu complexo Cajamar, em SP. O evento foi divulgado no formato de meetup e contou com a participação de 30 pessoas, entre interessados em aprender e entender mais o Drupal e programadores e gestores iniciantes no CMS.

A convite da Natura, empresa para qual utilizamos o Drupal no desenvolvimento do portal de beleza e entretenimento Adoro Maquiagem, fui participar como palestrante e mentor na edição brasileira. O período da manhã foi dedicado a uma mini aula introdutória sobre O que é Drupal?, onde pude falar desde a concepção do CMS, passando pela sua larga utilização global, suas principais funcionalidades e diferenciais até grandes cases que já usufruem destes benefícios.

Mentor Sebastian Ferrari
Sebastian Ferrari foi mentor do Drupal Global Training Day

Já a tarde foi dedicada a mão na massa. Ofereci um workshop que iniciou ensinando como instalar e configurar um servidor GNU/Linux com Drupal e entender a arquitetura do Drupal com seus tipos de conteúdos e API de campos (fields API), como funcionam os hooks, como criar um módulo, como utilizar views e ainda módulos de desenvolvimento “devel” e a linha de comando Drush.

No geral, os participantes tinham bastante dúvidas e curiosidade sobre a história do Drupal e sobre migração. Ao final, pude perceber que a galera conseguia entender o potencial do Drupal e também da possibilidade de autonomia que ele proporciona na criação de sites sem a necessidade absoluta de saber programar. Isso explica também a presença de profissionais especializados em segurança de TI e marketing, que se mostraram curiosos em relação aos resultados que o Drupal oferece.

Sebastian Ferrari Mentor da Drupal Global Training Day

Quem quiser saber como foi o Drupal Global Training Day pelo mundo pode procurar a hashtag #drupalgtd no twitter e ficar ligado no site oficial para saber quando novas iniciativas ocorrerão pelo Brasil. Nós da Taller procuramos marcar presença na maior parte dos eventos das comunidades com as quais somos engajados, mantendo o nosso lema de que nós somos o que fazemos e o que compartilhamos 🙂

Turma do Drupal Global Training Day no Brasil
Turma do Drupal Global Training Day no Brasil