Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Separando o joio do trigo: 5 exemplos de e-mail marketing que nos inspiram

Newsletter nem sempre é SPAM

Quem aguenta aquela enxurrada de email marketing com promoções e descontos imperdíveis(!)?

Empresas forçando a barra na hora de divulgar seu novos produtos, infelizmente, representam boa parte das ações de email marketing que vemos por aí. Por causa desse tipo de prática abusiva, é normal criarmos uma repulsa à palavra newsletter.

Mesmo assim, no mar de SPAM existem ótimos exemplos que podem ser úteis para o dia-a-dia, em casa ou no trabalho.

Listamos 5 exemplos de email marketing que servem de inspiração para a Taller:

 

1. Newsletter do blog Papo de Homem →

“Toda terça enviamos um e-mail com nosso melhor conteúdo.”

Gostamos por vários motivos. Diagramação simples; uso de imagens para ilustrar os textos; destaque dos melhores comentários e indicação de textos que os editores estão lendo.

Esse formato funciona como uma curadoria, e é útil para quem aprecia conteúdos com mais profundidade.
(Assine)

 

2. Product Design Weekly →

“Digital product design news, articles, showcases and resources, delivered straight to your inbox once a week.”

Uma boa sacada. Na verdade, a equipe que cuida dessa newsletter é o pessoal por trás do atomic.io, uma ferramenta criada pra facilitar a vida dos designers e desenvolvedores. Como eles ainda estão com o produto em fase de testes, resolveram criar uma lista de espera para a ferramenta e outra mais ampla, que englobasse designers e desenvolvedores. Essa segunda lista deve estar gigante agora. Quando eles lançaram o produto, já tinham uma audiência altamente segmentada e engajada, e o melhor, terão acesso a ele sem precisar de Google Adwords ou Facebook Ads.

“Se criar uma audiência própria é o Santo Graal da empresas modernas, evoluí-la para uma comunidade engajada é o Quinto Segredo de Fátima.” (Ítalo Mendonça, designer da Taller)

(Assine)

 

3. The UX Newsletter – from Mailchimp →

“Subscribe to The UX Newsletter – Tales of researching, designing, and building from @MailChimpUX”

Os caras levam isso à sério. Ilustrações bonitonas, textão e vários links. Seria um clássico tl;dr se os caras não fossem o fuckn’ Mailchimp.

Outra coisa bacana, é a landing page criada para reunir as edições anteriores.

(Assine)

 

4. Sidebar – The 5 best design links, every day →

“Sidebar is a list of the 5 best design links of the day. But unlike a regular linkblog, it’s collaborative and manually curated by a couple great editors.”

Cumpre a promessa. Diariamente, 5 links interessantes. É, junto com o Betalist, e o Product Hunt, um dos melhores canais para conseguir usuários beta.

(Assine)

 

5. Atomic Design – Newsletter do livro do Brad Frost →

Esse loco é f#!@! Além de ter popularizado o conceito do design atômico, é entusiasta do design in the opening. Isso significa que ele não tem medo de mostrar o processo de criação dele – em tempo real.

Nesse caso específico, ele está escrevendo um livro e todos podem acompanhar o seu desenvolvimento. Um ótimo exemplo de como podemos lidar com os nossos produtos. Ao invés de ficar gerando expectativa, ele abre o jogo e todos se sentem parte da criação, vendo o esforço diário dele em entregar algo de valor. De quebra aprendemos com o processo e ainda podemos pré-comprar o livro por um valor bem mais em conta.

(Assine)

**

Indicação Bônus: Central de Newsletter da Aline Valek →

A Aline é uma escritora talentosa e que transborda carisma em tudo que escreve. Ela escreve sua newsletter semanalmente, o Bobagens Imperdíveis (assinar), e mais recentemente, fez uma coletânea com todas as newsletters que acompanha. Tem bastante coisa na lista. Pegue um café e boa leitura!

(Ver indicações da Aline)

**

Outras possibilidades

É importante lembrar que nem toda estratégia de email-marketing precisa ser uma news.

Tem gente que usa pra oferecer um curso por e-mail, todo automatizado, e com uma oferta de valor no final da série.
Outros escrevem textos exclusivos para sua audiência.
Tem quem libere em primeira mão os posts que vão para o blog.

Enfim, existe muita coisa além do clássico “Oferta imperdível – Clique aqui”.

Conheça o Taller Correio

Inspirados pelos exemplos que citamos ao longo do texto, chamamos para o time da Taller uma figura pra lá de simpática: o Carteiro Nerd.

Nosso querido Carteiro está incumbido da nobre missão de enviar o Taller Correio, uma coletânea de conteúdos úteis para a comunidade agilista, criativa e desenvolvedora que acompanha a nossa newsletter.

? Receba a próxima edição do Taller Correio:

    Seu nome*:

    Seu e-mail*: