Quando estamos trabalhando em equipe é muito importante que tenhamos padrões bem definidos para que o time possa focar no que realmente importa:
Entregar valor ao cliente.
Essa preocupação com padrões visa otimizar o processo e evitar que o projeto venha a se tornar cada vez mais difícil de manter, de evoluir e inovar. Principalmente quando trabalhamos com modelos similares ao Fluxo Unificado, onde temos pessoas diferentes, em lugares diferentes, trabalhando na mesma base de código e/ou em múltiplos projetos. Isso gera uma complexidade maior para manter todos os membros da equipe atualizados e confortáveis para desenvolver a sua função.
Devemos lembrar que código compartilhado significa responsabilidade compartilhada. Então devemos presar pela qualidade e simplicidade, assim como já estamos acostumados quando colaboramos com projetos de Software Livre e Open Source.
Para conseguirmos diminuir a quantidade de WTF por minuto nos nossos projetos, podemos começar com uma coisa simples:
Padrões de desenvolvimento (Coding Standards).
Se essa é a primeira vez que você ouve falar o termo “WTF por minuto”, não deixe de dar uma olhada na comic do Thorn Holwerds que ilustra isso de uma maneira muito descontraída: The only valid measurement of code quality: WTFs per minute.
O Drupal oferece uma documentação bem completa sobre padronização de código. Você pode conferir em Drupal coding Standards. Pra quem trabalha com Drupal diariamente e/ou contribui para o projeto é muito importante ter esses padrões bem fixados, porém, isso pode ser um processo lento. Para facilitar esse processo temos o módulo coder para nos ajudar.
Confira abaixo o passo-a-passo da instalação:
Primeiramente precisamos installar o Composer.
O que é o Composer?
O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependência em PHP. Ele permite que você declare as bibliotecas/dependências que seu projeto precisa e vai instalá-las para você quando necessário.
Caso você não conheça o Composer, essa ferramenta é muito utilizada pela comunidade PHP e o Drupal 8 já está aproveitando os benefícios do Composer. Então reserve um tempinho para estudar e se acostumar com essa ferramenta.
Para instalar a ultima versão do Composer você pode seguir os passos abaixo:
curl -sS https://getcomposer.org/installer | php
Caso você não tenha o comando curl, você pode instalar da seguinte maneira:
Este instalador irá apenas checar suas configurações do php.ini, alertá-las caso haja alguma configuração incorreta, e então baixar a ultima versão do composer.phar no diretório em questão.
Se você quiser que o Composer esteja disponível globalmente você vai precisar move-lo para o diretório /usr/bin com o seguinte comando (Isso pode variar dependendo do seu sistema operacional):
sudo mv [cpho para o composer.phar]/composer.phar /usr/bin/composer
Agora execute o comando composer para ver se tudo está OK.
Ao rodar o comando você deve receber algo similar ao seguinte: