Ícone do site Taller

Análise Técnica no Upstream Kanban

Há mais ou menos um ano introduzimos um novo processo em nosso upstream: a análise técnica dos itens de trabalho. Desta forma trazemos a equipe de desenvolvimento para atuar antes do ponto de comprometimento de cada demanda, usando o conhecimento das pessoas desenvolvedoras para reduzir incertezas que poderiam virar um descarte no downstream. Chamamos isso de Análise Técnica.

O quê?

A Análise Técnica consiste de uma etapa em nosso fluxo de entrega de valor onde a equipe de desenvolvimento concede seu parecer técnico sobre os itens que podem entrar na fila para execução. Traduzindo para o quadro Kanban, significa que há uma etapa de fila, chamada “Pronta para análise técnica”, e uma etapa onde de fato a análise acontece, chamada “Análise Técnica“.

Board no Miro – Upstream Kanban
Fonte: elaborada pelo autor

 

Por que fazer a Análise Técnica?

Quando fazer a Análise Técnica?

Como fazer a Análise Técnica?

 

Essa prova de conceito se assemelha bastante ao Spike Solution, do XP, no sentido de que apenas queremos provar uma possível solução, sem necessariamente seguir os padrões do projeto, pois o código gerado será obrigatoriamente descartado. Tratamos esses casos como exceção, já que o foco do upstream não está na solução, mas sim na redução de incertezas. Adicionamos [POC] [mfn](poc é a sigla em Inglês para prova de conceito, ou seja, proof of concept) [/mfn] na frente do título da demanda para identificarmos e limitarmos a concorrência de análises desse tipo.

 

 

Com essas atividades, conseguimos ter uma qualidade maior das demandas que chegam para a fila de entrada da área de comprometimento (downstream), que é de onde a equipe de desenvolvimento puxa o trabalho. Reduzimos o descarte de demandas e bloqueios por impedimentos técnicos dentro de nosso WIP de trabalho comprometido, bem como o custo de cancelamento.

Ah, se você também curte o tema de agilidade e negócios, temos um post sobre esse assunto aqui no blog com o Upstream Kanban, super recomendo você conferir: “Agilidade nos negócios com Upstream Kanban

Sair da versão mobile