Há pouco mais de 5 anos o marketing aqui no Brasil preconiza uma reviravolta sensacional. As ferramentas digitais entraram com mais profundidade no dia a dia das pessoas e das empresas. Os dados e as métricas já não são mais bichos de sete cabeças. A transformação digital traz para o marketing, em solo tupiniquim, provocações sensíveis de melhoria de produtividade e novas oportunidades de vida e trabalho.
Os Resultados Digitais do Brasil
Não é porque estamos mais velozes que estaremos também mais furiosos. Eu gosto de carros, mas para a revolução do marketing o motor deve convergir elementos diferenciais, que estão em essência na alma de cada negócio. A RD passou a ser uma mola propulsora desse movimento com alma no Brasil, assim como inúmeras outras plataformas ou produtos digitais que embarcam definitivamente na estação das tecnologias em nuvem, com seus produtos digitais, amados, idolatrados, por assinatura, com planos irresistíveis e, dizendo em outras palavras, que eu, particularmente amo muito tudo isso 😉
A onda de inovação
Faço uso enquanto empresa e profissionalmente dos produtos e serviços da Resultados Digitais desde o início, como também acompanhamos a evolução do ecossistema de Startups, da formação das empresas às redes de negócios que nasceram neste período riquíssimo do nosso país, e que hoje seguem para ampliar as capacidades do marketing, das vendas, do customer success, do outbound, do inbound, dos novos tempos para se fazer negócios potencializados, com ferramentas incríveis e personificadas pelas almas puras que mudam o mundo.
RD Summit 2018
Para ajudar ainda mais nesse cenário de inovação, com tantos eventos fragmentados o modelo do RD Summit foi implacável. A organização da RD vem de um amadurecimento cujo sucesso, de fato, comprova que a necessidade de todos os marketeiros deste Brasil, profissionais devotos, se converteu em uma onda de transformação digital com um ponto focal que são as pessoas. Desta maneira a cada ano o evento RD Summit apresenta-se com uma sensacional explosão de conteúdo, informação, tecnologia que só quem participa do evento consegue sentir os efeitos colaterais, radioativos, disso tudo.
O marketing é um movimento
Além do mais o RD Summit como exemplo, criou um novo ecossistema em que os fluxos desse movimento de revolução do marketing engaja uma gigante e ampla plateia que retroalimenta inúmeras empresas e pessoas ao entorno do mercado de conteúdo digital. Onde os negócios digitais expandem os limites outrora experimentados mas que agora ganham elementos robustos, como plataformas exuberantes capazes muitas vezes de transformar organizações clássicas em exponenciais por meio de estratégias digitais.
Ecossistema de negócios
Talvez nós da Taller sejamos suspeitos em falar, mas gostamos de usar o RD Station e neste artigo não poderia ser diferente o nosso destaque ao produto e ao modelo de negócio implementado pela RD, que oportunizou a criação de inúmeros outros negócios, complementares, convergentes para alimentar uma crescente e emergente demanda de inovação e ferramentas para suportar tais avanços.
O calor do Evento
O fato é que após os três dias em que nossa equipe percorreu as entranhas do RD Summit, sentimos que a mensagem principal que fica na edição 2018 é para a manutenção do foco estratégico em PESSOAS. Ficou evidente ao longo das palestras, como também na postura dos palestrantes e expositores, que a atenção com as pessoas em ambiente empresarial, em usabilidade, tecnologia, em comunicação e aprendizado deve manter-se firme e com grau de elevação dos esforços e investimentos das empresas.
“O marketing muda o tempo todo. Mas o que não muda no marketing? Pessoas.”
Vitor Peçanha
Nossa Participação
Participamos do RD Summit 2018 e encontramos o alicerce da revolução do marketing ensaiado pelo grande palco organizado pela Resultados Digitais. O Evento foi sensacional, mas também promoveu, como disse o Rodrigo Roncaglio em suas anotações, que o consenso geral durante o evento é que mesmo com tantas técnicas e tecnologias desta era digital, o foco das suas estratégias deve continuar sendo o lado humano! Nunca esqueça que por trás de todas as suas ações de marketing, você está falando com seus potenciais clientes, pessoas!
Notas e autores RD Summit 2018
Aproveitamos algumas das notas mais interessantes que colhemos durante o eventos para alimentar este artigo com bons fluídos pegando carona com nomes espetaculares do empreendedorismo brasileiro.
“A gente sempre quer a recompensa, saber onde vai chegar, a ponto de querer tanta resposta que esquece de fazer. As etapas do caminho são fundamentais.” Guga Kuerten
“Experimentar é quebrar a cara. A gente só quer o lado A, mas também tem o lado B. A vida é feita dos dois.” Glória Maria
“Em vez de despejar dados, fatos e características, embale isso tudo em uma história que vai criar empatia e relacionamento.” Rafael Rez
“Quantas coisas simples você deixou de fazer por achar que são óbvias demais?” Flaubi Farias
“Robôs humanóides ameaçam apenas humanos robotizados.” Martha Gabriel
Tendências para o marketing digital apontadas pelo RD Summit
Essas coisas são legais demais: um painel colaborativo mostrando para onde as pessoas estão direcionando seus pensamentos e esforços sobre o que vai ser tendência em Marketing Digital para 2019.
Em nosso entendimento, discutindo um pouco mais sobre esse assunto, chegamos a conclusão de que precisamos pensar como “generalistas especialistas” sobre o encaixe das tecnologias, ou seja, fazer o que for preciso para que o nosso negócio se diferencie pelas especificidades, pela alma digital tecnológica e arquitetada excepcionalmente para lapidar o desenvolvimento do cliente.
Certamente a busca por modelos inovadores de negócios digitais para produtos ou serviços, segue amarrada ao dinâmico mundo das tecnologias. As abordagens tecnológicas que existem são inúmeras para o marketing fazer a diferença liderando junto com as vendas a direção dos resultados.
Diante disso cabe a reflexão: Como estamos adotando e recepcionando as tecnologias? Nossos fornecedores estão capacitados para fazer um Customer Success high-touch se for preciso? Estamos maduros para receber valor significativo, mais que apenas valor? Profissionalmente entendemos o impacto da transformação digital que estamos vivendo no mundo e dentro de nossas empresas?
A inovação, o marketing e as vendas caminham junto com todos. Se o processo de inovação para fluir o negócio está travado, não é só botar conteúdo no ar que pode resolver, é preciso mais! Portanto, se o foco do marketing está carente de inovação, aperte o passo, aprenda a trabalhar no digital, coloque as ferramentas para trabalhar pois as tendências de tecnologias para o marketing digital em 2019 estão declaradas e seu concorrente pode estar fazendo melhor uso dessas ferramentas e com isso estar melhor posicionado.
- Inteligência Artificial
- Vídeos
- Micro Influenciadores
- Marketing de micro momentos
- Realidade aumentada
- Pesquisa e comandos por voz
- Realidade Virtual
- Pesquisa visual
Valeu RD!!
Obrigado pelo fantástico trabalho de acolher tamanha ansiedade e entusiasmo.
No próximo ano, com toda certeza, estaremos presentes!