O processo de redesign do novo site da Taller estava em apuros!
Grandes projetos entraram em rota de colisão, com isso, a alocação dos designers e desenvolvedores ficou muito concorrida.
Precisávamos pensar em uma solução para esse impasse.
Chamamos reforços. Força-tarefa mode on.
Um por todos, todos por um: isso é força-tarefa!
Na reta-final do trabalho, uns encontram gás extra de motivação, outros começam a duvidar da real necessidade dele ser tocado em diante.
Mais do que um esforço coletivo, esse era o momento de fazer com que todos se sentissem parte do que estava por nascer. As pessoas deveriam olhar para o novo site e se reconhecer ali.
A saída que encontramos foi a de fazer deste momento decisivo algo diferenciado, um dia agradável e produtivo ao mesmo tempo. E o formato do hackathon era ideal para a ocasião.
Um hackathon, como o próprio nome sugere (hack + marathon), é uma atividade que reúne vários tipos de profissionais para uma força-tarefa no desenvolvimento de um projeto digital.
O nosso hackathon, o Hackataller, começa com um convite especial.
Tocando os corações
Ninguém era obrigado a participar da força-tarefa de final de semana, por isso, o primeiro desafio foi o de montar uma apresentação que mostrasse o que já estava feito, e onde precisávamos de ajuda. Além disso, precisávamos deixar claro porque um novo site seria importante para os objetivos estratégicos da empresa.
E o mais bacana é que o convite virou uma mini-aula de estratégia digital.
Os olhos começaram a brilhar.
Fornecendo mantimentos
Com a previsão do tempo indicando sol, apenas um bom convite não seria o bastante para tirar o pessoal de suas casas. Mas com comida na faixa, aí a história é diferente.
Com mentes alinhadas, corações sintonizados e barrigas cheias, não haveria montanha que não pudesse ser movida.
E assim, seguimos para a etapa de mão-na-massa.
Dia 1
Na medida que o povo ia chegando, o Hacktaller ia acontecendo. Cada um ajudando ao seu modo.
Escrevendo as histórias.
Descrever o que precisa ser feito é tão importante quanto fazer o que precisa ser feito. Então, separamos post-its para cada parte do trabalho.
Decidimos usar o modelo clássico de escrever as tarefas, também conhecidas como histórias.
Segue um exemplo:
Quando: o usuário clicar no botão “Entrar em contato”.
Gostaria que: Abrisse um modal com o formulário de contato.
Assim: podemos receber mensagens sem tirar o usuário do contexto de navegação.
Com essas histórias coladas na parede, e visíveis para todos, era hora de montar as equipes.
Formando equipes
Se uma orquestra não funciona com todos tocando um só instrumento, uma força-tarefa não é sinônimo de colocar um monte de gente pra fazer a mesma coisa. Então, naturalmente os grupos foram se formando de acordo com as tarefas planejadas.
Equipe do conteúdo: Responsável por alimentar a Matriz de Conteúdo com os textos revisados e validados. Neste caso, tivemos uma pessoa responsável por fazer o post contando a história da Taller. (Valeu, Mari!)
Equipe do site: Designers e desenvolvedores misturados com um único objetivo em mente: botar no ar a versão 2.0 do site.
Equipe do blog: Aproveitamos o embalo para começar a configurar um novo blog. (Que fique entre nós: esse, provavelmente, será o tema da segunda temporada do Lean Redesign. Mas já não está mais aqui quem falou).
Equipe do rango: Pessoal que se dispôs a preparar os mantimentos.
E assim seguimos, trabalhando em um ritmo tranquilo mas nem por isso, menos produtivo. Com partidas de ping-pong e cerveja gelada para relaxar, os times entraram noite a dentro. Mas assim que o cansaço começou a mandar sinais, encerramos as atividades.
Dia 2
Depois de um sábado agitado e produtivo, no domingo a proposta era mais relax: trabalhar remoto.
Nem todos puderam continuar. Os que continuaram deram conta do recado. E entre chamadas no appear.in e conversas no Slack, uma a uma as tarefas foram finalizadas.
Ao final do dia, tinhamos 90% do site feito.
Faltavam ajustes e alguns bugs para resolver, o que aconteceu dias depois do Hackataller.
O grande momento
“Um, dois, três, quatro. Está nevando onde você está, sr. Thiessen?” – essa foi a transmissão inaugural do rádio, feita em 1900.
Em 2015, queremos que a primeira mensagem vinda do nosso novo site ecoe pela eternidade da seguinte maneira:
“Nós somos o que fazemos e o que compartilhamos.” – que este seja o marco para os processos de redesign que estão por vir.
Com vocês, o novo site:
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Colocá-lo no ar foi um momento especial para todos da Taller, mas o trabalho está longe de acabar. Embora a proposta seja a da melhoria contínua, um dia esta série chegaria ao fim.
Mas não agora.
Guardamos para o episódio final um relato com os aprendizados e novos desafios que surgiram no decorrer desta jornada.
Traremos argumentos para aqueles que gostariam de apresentar a proposta do Lean Redesign para outras pessoas, e assim, começar a reescrever a história do seu próprio site.
Até breve!
E não esqueçam:
O poder é de vocês!