Ícone do site Taller

Lean Redesign – Episódio 06: Força-tarefa

Redesign Força Tarefa

O processo de redesign do novo site da Taller estava em apuros!
Grandes projetos entraram em rota de colisão, com isso, a alocação dos designers e desenvolvedores ficou muito concorrida.

Precisávamos pensar em uma solução para esse impasse.
Chamamos reforços. Força-tarefa mode on.

Um por todos, todos por um: isso é força-tarefa!

Na reta-final do trabalho, uns encontram gás extra de motivação, outros começam a duvidar da real necessidade dele ser tocado em diante.

Mais do que um esforço coletivo, esse era o momento de fazer com que todos se sentissem parte do que estava por nascer. As pessoas deveriam olhar para o novo site e se reconhecer ali.

A saída que encontramos foi a de fazer deste momento decisivo algo diferenciado, um dia agradável e produtivo ao mesmo tempo. E o formato do hackathon era ideal para a ocasião.

Um hackathon, como o próprio nome sugere (hack + marathon), é uma atividade que reúne vários tipos de profissionais para uma força-tarefa no desenvolvimento de um projeto digital.

O nosso hackathon, o Hackataller, começa com um convite especial.

Tocando os corações

Ninguém era obrigado a participar da força-tarefa de final de semana, por isso, o primeiro desafio foi o de montar uma apresentação que mostrasse o que já estava feito, e onde precisávamos de ajuda. Além disso, precisávamos deixar claro porque um novo site seria importante para os objetivos estratégicos da empresa.

E o mais bacana é que o convite virou uma mini-aula de estratégia digital.

Os olhos começaram a brilhar.

Fornecendo mantimentos

Com a previsão do tempo indicando sol, apenas um bom convite não seria o bastante para tirar o pessoal de suas casas. Mas com comida na faixa, aí a história é diferente.

Com mentes alinhadas, corações sintonizados e barrigas cheias, não haveria montanha que não pudesse ser movida.

E assim, seguimos para a etapa de mão-na-massa.

Dia 1

Na medida que o povo ia chegando, o Hacktaller ia acontecendo. Cada um ajudando ao seu modo.

Escrevendo as histórias.

Descrever o que precisa ser feito é tão importante quanto fazer o que precisa ser feito. Então, separamos post-its para cada parte do trabalho.

Decidimos usar o modelo clássico de escrever as tarefas, também conhecidas como histórias.

Segue um exemplo:

Quando: o usuário clicar no botão “Entrar em contato”.
Gostaria que: Abrisse um modal com o formulário de contato.
Assim: podemos receber mensagens sem tirar o usuário do contexto de navegação.

Com essas histórias coladas na parede, e visíveis para todos, era hora de montar as equipes.

Formando equipes

Se uma orquestra não funciona com todos tocando um só instrumento, uma força-tarefa não é sinônimo de colocar um monte de gente pra fazer a mesma coisa. Então, naturalmente os grupos foram se formando de acordo com as tarefas planejadas.

Equipe do conteúdo: Responsável por alimentar a Matriz de Conteúdo com os textos revisados e validados. Neste caso, tivemos uma pessoa responsável por fazer o post contando a história da Taller. (Valeu, Mari!)

Equipe do site: Designers e desenvolvedores misturados com um único objetivo em mente: botar no ar a versão 2.0 do site.

Equipe do blog: Aproveitamos o embalo para começar a configurar um novo blog. (Que fique entre nós: esse, provavelmente, será o tema da segunda temporada do Lean Redesign. Mas já não está mais aqui quem falou).

Equipe do rango: Pessoal que se dispôs a preparar os mantimentos.

E assim seguimos, trabalhando em um ritmo tranquilo mas nem por isso, menos produtivo. Com partidas de ping-pong e cerveja gelada para relaxar, os times entraram noite a dentro. Mas assim que o cansaço começou a mandar sinais, encerramos as atividades.

Dia 2

Depois de um sábado agitado e produtivo, no domingo a proposta era mais relax: trabalhar remoto.

Nem todos puderam continuar. Os que continuaram deram conta do recado. E entre chamadas no appear.in e conversas no Slack, uma a uma as tarefas foram finalizadas.

Ao final do dia, tinhamos 90% do site feito.

Faltavam ajustes e alguns bugs para resolver, o que aconteceu dias depois do Hackataller.

O grande momento

“Um, dois, três, quatro. Está nevando onde você está, sr. Thiessen?” – essa foi a transmissão inaugural do rádio, feita em 1900.

Em 2015, queremos que a primeira mensagem vinda do nosso novo site ecoe pela eternidade da seguinte maneira:

“Nós somos o que fazemos e o que compartilhamos.” – que este seja o marco para os processos de redesign que estão por vir.

Com vocês, o novo site:


www.taller.net.br

**

Colocá-lo no ar foi um momento especial para todos da Taller, mas o trabalho está longe de acabar. Embora a proposta seja a da melhoria contínua, um dia esta série chegaria ao fim.

Mas não agora.

Guardamos para o episódio final um relato com os aprendizados e novos desafios que surgiram no decorrer desta jornada.

Traremos argumentos para aqueles que gostariam de apresentar a proposta do Lean Redesign para outras pessoas, e assim, começar a reescrever a história do seu próprio site.

Até breve!

E não esqueçam:
O poder é de vocês!

Lista de episódios da série Lean Redesign UI

Sair da versão mobile