Não entre em pânico! Lean Naming é para todos (:
De acordo com Laura Busche, autora do Lean Branding, alguém deveria inventar um termo para o “medo de nomear um novo produto”, pois provavelmente trata-se de uma verdadeira fobia. Afinal, efeitos colaterais como dor de cabeça, insônia, ansiedade e bipolaridade extrema podem acompanhar esse tortuoso processo.
Superstições a parte, não que a escolha do nome não seja importante, importa e muito. Agora, não dá para gastar horrores de tempo nomeando algo, ainda sem uma função clara que agregue real valor. Em um contexto ágil, pode-se dizer que Lean Naming é a busca pela expressão do valor do produto ou serviço que precisa ser nomeado.
Dica da autora do livro: não existe “nome de um milhão de dólares”. Existem ótimos produtos que fazem milhões no mercado acompanhados de ótimos nomes.
“Um ótimo produto merece um ótimo nome que lhe faça justiça” – Laura Busche
Responda às perguntas a seguir para facilitar o processo de Lean Naming:
1. Quais são os nomes dos produtos dos teus competidores? Liste 20.
2. Quais são as palavras que envolvem a coisa mais importante que o teu produto se propõem a mudar? Liste 20.
• Literalmente: escreva palavras comumente usadas no teu ramo, o tipo de produto que você quer vender e as pessoas que vão comprá-lo.
• Figurativamente: Use metáforas, ideias que estão relacionadas à experiência que está sendo criada.
3. Quais dessas palavras (ou combinação de palavras) melhor transmitem o que o produto faz? Enxugue para 10 palavras.• Combinações de substantivos (coisas), verbos (ações) e adjetivos (descritivos) são ótimas fontes para nomes:
• Peixe Urbano (substantivo + adjetivo)
• Easy Taxi (adjetivo + substantivo)
• Dropbox (verbo + substantivo)
4. Qual dessas opções é a mais original e mais reconhecível no mercado? Pergunte para colegas, pai, mãe, papagaio.
5. Qual dessas opções pode se tornar uma marca registrada? Consulte as marcas brasileiras registradas no INPI. Confira a disponibilidade para registro de domínio em registro.br, godaddy.com.
É hora de arregaçar as mangas e mãos à obra pois a tua saga apenas começou. Aguarde os próximos capítulos para mais dinâmicas ágeis sobre Lean Naming e construção da história da marca.
Até a próxima!
Dinâmica de Lean Naming na Taller