A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família aconteceu nos dias 12 a 15 de março de 2014 em Brasilia e reuniu mais de 6 mil pessoas.
O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Em um dos 3 andares do prédio, encontrei incontáveis pequenas salas que abordavam assuntos específicos da saúde.
Nos outros andares, existiam vários espaços e tendas multicoloridas onde estavam sendo realizadas dinâmicas, cantorias e painéis para troca de experiências entre os participantes.
Além de tudo isso, grupos de teatro contavam histórias trazidas pelo público e inúmeras apresentações artísticas multiculturais.
Isso foi apenas o início da experiência que agora compartilho com vocês.
Minha participação aconteceu no CiberespaSUS, criado para a discussão sobre as tecnologias utilizadas nos projetos web que existem hoje mantidos pelo Ministério da Saúde, como a Rede HumanizaSUS que existe desde 2008 e tem um formato de blog e aAtenção Básica, rede social criada em 2012, focada em comunidades criadas colaborativamente pelos próprios usuários e colaboradores.
As plataformas que foram criadas para potencializar e facilitar a integração entre os envolvidos com o SUS e principalmente as questões humanas pertinentes ao setor, foram o foco dos debates deste espaço. Houve muita troca de idéias e soluções criativas e aplicáveis, foram propostas por todos que deixaram suas contribuições. Todos comprometidos em melhorar ainda mais o trabalho, a comunicação e a atenção básica à população atendida.
A rede social Atenção Básica, focada na criação de comunidades pelos próprios usuários, foi o tema principal da minha participação enquanto representante da Taller no evento. Fomos convidados para compor o painel de conversas sobre como melhorar o desenvolvimento da ferramenta e contribuir com ideias para fazer um design interativo e mais colaborativo, gerando assim maior interesse e envolvimento na participação dos usuários nas comunidades criadas.
A plataforma (feita em Drupal) que há um ano atrás possuía 3 mil usuários, cresceu para mais de 25 mil acessos, recebeu um novo layout, juntamente com novas funcionalidades a menos de 2 meses atrás e está crescendo ainda mais com esses novos investimentos. Com o objetivo de continuar sempre melhorando o produto, ela passará por algumas novidades na estruturação tecnológica ainda este ano e para isso, a equipe do Ministério da Saúde e Taller estão negociando uma parceria.
Esperamos chegar no início do segundo semestre com mais essa parceria iniciada e principalmente poder contribuir de alguma forma para melhorar ainda mais a gestão, comunicação e atendimento dos usuários do SUS do nosso Brasil.