Ícone do site Taller

Coisas que eu não sei em pleno 2018

Tradução do texto original de Dan Abramov “Things I Don’t Know as of 2018”

As pessoas frequentemente assumem que eu sei mais do que eu realmente sei. Isso não é um problema e eu não estou reclamando. (Companheiros de grupos minoritários frequentemente sofrem o viés contrário, apesar de suas credenciais duramente adquiridas, e isso é um saco).

Neste post irei oferecer uma lista incompleta de tópicos de programação que as pessoas frequentemente de forma errada assumem que eu sei. Eu não estou dizendo que você não precisa aprendê-las – ou que eu não sei outras coisas úteis. Mas, como eu não estou em uma posição vulnerável agora, posso ser honesto sobre isso.

Deixo aqui o porquê de eu achar isso importante.

Primeiro, geralmente existe uma expectativa irreal de que um engenheiro experiente conhece todas as tecnologias em seu campo de atuação. Você já viu um “roteiro de aprendizagem” que consistia em centenas de bibliotecas e ferramentas? Isso é útil – mas intimidador.

Além do mais, não importa o quão experiente você fique, você ainda vai se encontrar se sentindo entre capaz, inadequado (“Síndrome do impostor”) e com excesso de confiança (“Dunning – Kruger effect”). Isso depende do seu ambiente, emprego, personalidade, companheiros de trabalho, estado mental, hora do dia, e por aí vai.

Às vezes, desenvolvedores experientes se abrem sobre suas inseguranças para encorajar os iniciantes. Mas existe um mundo de diferença entre um cirurgião experiente que ainda fica nervoso e um estudante segurando seu primeiro bisturi!

Ouvir como “somos todos desenvolvedores juniores” pode ser desanimador e soar como conversa fiada para os alunos que enfrentam uma lacuna real no conhecimento. Boas confissões de praticantes bem intencionados como eu não podem fechar esta lacuna.

 

Ainda assim, até os engenheiros experientes possuem muitas lacunas de conhecimento. Este post é sobre mim, e eu incentivo aqueles que tenham vulnerabilidade similar a compartilhar suas próprias. Mas não vamos desvalorizar nossa experiência enquanto fazemos isso.

Nós podemos admitir nossas lacunas de conhecimento, podemos ou não nos sentirmos impostores, e ainda assim possuímos uma expertise profundamente valiosa que leva anos de trabalho duro para desenvolver.

Com este aviso prévio, aqui vão algumas coisas que eu não sei:

Com certeza esta lista não é exaustiva. Existem muitas coisas que eu não sei.

Talvez isso pareça uma coisa estranha de se discutir. Pode até parecer errado escrever isso. Eu estou me vangloriando da minha ignorância? Minha intenção com essa postagem é:

Estou ciente sobre as lacunas em meu conhecimento (pelo menos algumas delas). Posso preenchê-las posteriormente por curiosidade ou se eu precisar para um projeto.

Isso não desvaloriza meu conhecimento e experiência. Existem muitas coisas que eu consigo fazer bem. Por exemplo, aprender tecnologias quando eu preciso delas.

 

Sair da versão mobile