Taller participa da Campus Party 2014
A Campus Party é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. Se não é o maior, é com certeza o mais popular. Reúne um grande número de usuários da internet e tecnologias, geeks, empreendedores, gamers e curiosos num só espaço, realizando o compartilhamento de ideias, inovações, entretenimento e conhecimento entre diversos tipos de comunidades.
Neste ano a edição brasileira aconteceu novamente em São Paulo, no Anhembi, entre os dias 27/01 e 02/02/2014.
O CTO da Taller, Sebastian Ferrari, recebeu um convite por parte da organização de software livre dentro do evento, para participar do painel “Desenvolvimento Web com CMS Livre”, representando a comunidade de Drupal, com o objetivo de discutir formas de colaboração mútua e incentivar a adoção de tecnologias livres para a geração de conteúdo na internet.
Estavam presentes Valéssio Soares de Brito (organizador), Guga Alves (WordPress), Jeison Frasson (lliure), Kazuo Gomi Filho (Joomla) e Eduardo Pina Mamede (e107), que são referências em suas respectivas comunidades. O painel rolou dia 29/01/14, as 10h da manhã no palco Sócrates. O sistema utilizado foi de perguntas e respostas, com a participação de todos os convidados e posterior abertura para dúvidas do público presente que acompanhava o evento.
Na foto: Jeison, Sebastian, Kazuo, Eduardo, Guga.
As perguntas realizadas (resumidas e contextualizadas) foram:
- Como surgiu o CMS, qual o ano de criação, existe comunidade no Brasil?
- Citar e comentar grandes cases, e dar uma perspectiva de mercado e procura de profissionais e do próprio CMS.
- Qual o tamanho relativo indicado para os projetos? Pelo tempo do CMS, o que vocês tem notado como adoção/tendência? Para empresa, e-commerce, intranet? Qual local vocês indicariam a adoção do seu CMS?
- Sobre segurança de logins, como se dão as atualizações de patches e plugins no repositório dos CMS? E, se tratando de plugins, como eles são disponibilizados?
- Como o CMS lida com instabilidade? Múltiplos servidores, réplica de banco de dados? Há limitação de números de visitantes?
- Como perder o preconceito com CMS livres? Até que ponto é saudável um especialista ser especializado em mais de um CMS? Alguém já implementou um sistema CMS tipo e-commerce?
Confira o vídeo da conversa completa neste link!
Na minha segunda experiência como palestrante na Campus Party, fiquei feliz em representar novamente a comunidade do Drupal e assim, apresentar a tecnologia com o fim de difundir o potencial e as oportunidades oferecidas pela plataforma e, dessa maneira, criar novos interessados em participar da comunidade, crescendo assim a o mercado de Drupal no Brasil.
Ao final, houve muitas questões por parte do público sobre o mercado e questões técnicas específicas, onde deu para perceber uma grande quantidade de pessoas que está procurando se especializar em tecnologia que atenda suas necessidades e as possíveis demandas de seus clientes.
Outro assunto bastante discutido foi sobre como a comunidade do Drupal participa na evolução da tecnologia e suporte aos desenvolvedores que estão começando, e esta é uma das qualidades mais atraentes que o Drupal oferece.
A Campus Party é sempre uma experiência única e enriquecedora tanto profissionalmente quanto pessoalmente, pois é um lugar onde posso me encontrar com antigos amigos de software livre e trocar experiências com novos contatos. Foi um privilégio ter sido convidado para representar o Drupal, espero continuar compartilhando idéias e conhecimento com todos os interessados pelo tema.