Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Porque evitar uma Fábrica de Software: três razões críticas

Ao buscar desenvolver um produto digital, é comum que muitas empresas considerem contratar uma fábrica de software para executar o projeto. No entanto, essa pode não ser a melhor escolha para obter um resultado de qualidade, e que atenda às necessidades do cliente.

Reconhecemos que o conceito de “fábrica” tem sido usado há tempos por pessoas muito influentes na nossa comunidade. Don Reinertsen fala de “Managing the Design Factory” e nosso filósofo do design, Vilen Flusser, menciona “fábricas do futuro”.

Contudo, a metáfora da ‘Fábrica’ pode limitar nosso entendimento sobre a construção de software e produtos digitais, e existem abordagens mais flexíveis e adequadas para essa realidade atual. Vamos explorar três principais razões pelas quais uma fábrica de software pode não ser a escolha ideal para o desenvolvimento de seu produto digital.

 

Razão 1: Entrega de Software x Resultados do cliente

Fábricas de software se concentram em entregar software, mas não necessariamente em alcançar resultados de negócios para o cliente. Este foco unilateral pode não corresponder às demandas do cliente ou gerar valor tangível para o negócio.

Um modelo comum envolve contratar uma agência para criar uma estratégia para o produto e, em seguida, uma fábrica de software para a implementação. O problema surge na transição entre estas duas entidades, que pode gerar desencontros e prolongar o tempo de entrega do produto final.

 

Razão 2: Falta de flexibilidade e inovação

Fábricas de software tendem a seguir rigorosamente o escopo pré-definido, com pouca flexibilidade para inovação ou para mudar rapidamente a direção do projeto. As mudanças são vistas como change requests e levam a custos adicionais.

Essa rigidez pode ser um problema, especialmente em projetos de software, onde inovação e adaptação rápida às necessidades do mercado são vitais para o sucesso do produto. 

 

Razão 3: Desenvolvimento sem foco no usuário final

As fábricas de software geralmente se concentram em atender às especificações técnicas e não às necessidades do usuário final. O resultado pode ser um software que os usuários usam pouco ou nada, levando a problemas de desempenho e usabilidade que podem prejudicar a imagem da empresa. Além disso, o software subutilizado pode criar desafios no desenvolvimento de novas funcionalidades e aumentar a probabilidade de bugs e possíveis falhas técnicas.

 

Então o que fazer?

Contratar uma fábrica de software pode parecer uma opção fácil e aparentemente econômica para implementar um projeto de desenvolvimento de software ou produto digital. No entanto, essa escolha pode resultar em problemas a longo prazo, incluindo a falta de foco nos resultados para o cliente, falta de flexibilidade e inovação, e problemas de comunicação e coordenação entre diferentes empresas.

Em vez disso, ao escolher uma empresa especializada em desenvolvimento de produtos digitais, você terá um parceiro confiável que pode trabalhar de forma mais colaborativa e iterativa para unir software de qualidade com design que atenda às suas necessidades e seja efetivamente utilizado. Com conhecimentos em metodologias modernas e processos de desenvolvimento ágeis, você pode ter certeza de que está trabalhando com uma equipe que pode oferecer soluções personalizadas e resultados de qualidade.

Lembre-se de pesquisar e escolher a opção certa para o seu projeto e garantir que você tenha um parceiro confiável para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios. Contratar uma empresa especializada em produtos digitais pode ser a escolha certa para obter qualidade, melhor desempenho e maior sucesso no mercado.