Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Primeiro Hackathon de Choko

A Taller teve o prazer de receber o primeiro Hackathon já feito de Choko, no dia 16/08/14. Choko é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações web de última geração. Para programar com ele não é necessário conhecer nenhuma linguagem de programação, basta configurar parâmetros e criar regras e recursos que serão transformados automaticamente em interfaces e telas compatíveis com diversos dispositivos.

Esta novidade foi criada por Henrique Recidive, nome conhecido e respeitado na comunidade Drupal onde é membro ativo há cerca de 9 anos, que esteve presente durante o evento e também alguns dias a mais durante a semana, trabalhando junto com o nosso time.

Como surgiu o Choko?

Recidive, observou no seu dia-a-dia a sua dificuldade e de outras pessoas ao lidar com a complexidade que envolve o desenvolvimento de softwares para Enterprise, e descontente com os rumos que os projetos em que participa estão tomando, decidiu montar o seu próprio, implantando as ideias e conceitos que imaginava um dia poder ver se tornando realidade, e tê-lo como projeto de vida.

“A criação de aplicativos de alta qualidade não deve ficar restrita apenas à programadores, e programadores não precisam ficar perdendo tempo desenvolvendo a mesma coisa várias e várias vezes.”

Como foi o HackaTaller de Choko

Durante todo o sábado, sete pessoas presencialmente e duas remotas (no Peru) desenvolveram ao estilo Dojo. Houve uma apresentação inicial sobre o framework, conduzida pelo Recidive. O foco principal foi inserir um framework de testes no Choko e também escrever alguns testes.

alt

Ocorreram várias discussões durante as 10 horas de evento, que foram documentadas em forma de issues. O resultado de tanto trabalho, troca de experiências e novos conhecimentos foram 28 commits.

A Taller acredita e apoia as grandes iniciativas de inovação, e por isso aposta fortemente no desenvolvimento e crescimento do Choko. Tanto é que levou esta novidade para o BrazilJS, a maior conferência de JavaScript do Brasil, onde foi muito bem recebida pela galera que se mostrou empolgada com tantas possibilidades novas.

Mas afinal, de onde veio esse nome?

Essa deve ser a resposta que o Recidive mais tem dado nestes últimos tempos.

“Choko é “chuchu” em inglês australiano. Chuchus são plantas que crescem e se espalham rapidamente, suas frutas se parecem com pontos conectados no grande gráfico global em que a Web está se transformando.”

Tá explicado!

alt

Oncasters: Pablo e Luiz / Talleres: Lucas, Sebastian e Rafael / Criador do Choko: Recidive