Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sebastian Ferrari na UbuCon LA 2015 – A conferência Latino Americana da Ubuntu!

A UbuCon LA

Acontecimento internacional, anual e itinerante para as comunidades latinas, que surgiu da ideia de membros de grupos da Ubuntu da Argentina e Uruguai, que se uniram aos grupos de países como Colômbia, Brasil, Perú, México e Venezuela.

Este ano, a UbuCon ocorreu na cidade de Lima – Peru nos dia 07 e 08 de agosto, onde compartilharam conhecimento usuários de Ubuntu, curiosos, programadores e empresas em variados níveis de expertise, que utilizam o Ubuntu Linux em seus projetos e vida pessoal. Estavam presentes cerca de 100 pessoas, de vários países latinos e também do EUA, reunidos na Universidade de Lima.

Por conta da minha atividade na comunidade do Ubuntu Juju, fui convidado pela própria Canonical a participar e palestrar no evento. Eu, junto com o pessoal da Taller, fui um dos usuários iniciais (early adopters) desta tecnologia disruptiva e acabei sendo o único representante brasileiro/uruguaio entre os talkers. Aos participantes, apresentei a talk O que é Ubuntu Juju? ( em espanhol).

Visão geral da UbuCon LA

A programação iniciou com uma conversa sobre Ubuntu Local Community conhecidos como LoCo. Quem comandou a talk foi o Pablo Rubianes.

Diante de todas as apresentações, algumas chamaram a atenção: primeiro a ¿Se puede hacer Ciencia de la Computación en colegios y con Ubuntu? que abordava os desafios da educação atual no Peru no ensino de informática e programação para crianças. Você sabia que Uruguai e Peru possuem um programa em que todas as crianças, em idade escolar, recebem um notebook para incentivar e auxiliar seus estudos?
Na teoria a ideia é boa. Na prática teve seus problemas.

Neyder Achahuanco, que é professor, trouxe ao público o passo a passo da implementação das salas de computação que utilizam Ubuntu e o currículo da Ciência da Computação utilizando tecnologias livres. Falou também de livros sobre o ensino de Javascript para crianças, entre outros exemplos.

A apresentação de Luis Michael Ibarra, intitulada LXD Internals falou sobre LXC/LXD como um dos enfoques por parte de Canonical para a computação em nuvem. Basicamente, a fala concentrou-se na adoção dos containers e ferramentas como o Docker. Vale a pena assistir!

Ubuntu Juju e o conhecimento da galera

Foi perceptível que poucas pessoas conheciam Ubuntu Juju. Ainda assim foi grande o interesse dos conferencistas depois que pude apresentar e falar um pouco sobre a concepção e o desenvolvimento do Juju, já que a utilização desta tecnologia torna possível às pessoas que nunca instalaram um servidor web com PHP, por exemplo, a utilização do Juju para realizar a criação de uma máquina virtual em cloud e ainda configurar e instalar um servidor com PHP sem precisar ser um expert no assunto.

Para explicar e contextualizar a importância do Juju, falei também sobre DevOps, já que o Juju entra como uma poderosa ferramenta para auxiliar na implementação desta cultura.

No final fiz uma demo realizando o deploy de um WordPress com um MySQL em dois provedores de cloud, Google Cloud PlatformAmazon Web Services podendo assim mostrar a flexibilidade e capacidade produtiva do Juju.

Comunidade latina de Ubuntu

De modo geral, foi uma ótima experiência conhecer pessoas que trabalham em projetos como OpenStack, que eu curto muito. Me hospedei junto com profissionais que admiro como Juanjo Ciarlante que falou sobre Software Livre Na Nuvem, a Elizabeth K. Joseph que deu uma excelente talk falando sobre como construir uma carreira usando Open Source, e o Sergio Schvezov que apresentou o SnappyIoT (internet of things) utilizando Ubuntu Core.

A comunidade do Ubuntu me recebeu muito bem e o José Antonio Rey – organizador do evento – fez um ótimo trabalho. A infraestrutura da universidade era muito boa e o contato com pessoas que trabalham o dia inteiro com Software Livre, com ferramentas que utilizamos como o Openstack e o próprio Juju, ou ainda profissionais que escreveram livros sobre o Ubuntu e que são militantes das tecnologias livres há muito tempo, assim como eu (que utilizei Ubuntu desde a versão 5.4) foi realmente inspirador.

UbuCon LA 2015