Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Entenda o espírito do Scrum

Você utiliza scrum, mas sofre com a falta de pragmatismo ou espírito de equipe e isso vem influenciando nos resultados?

Ao descobrir a origem do scrum no desenvolvimento de software é possível entender porque não basta ter uma equipe com estrelas e gurus e uma metodologia bem definida. É preciso unir os esforços, equipe e sistema de trabalho, para formar um time coeso.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos….

Páaaaaara tudo!!!

Isso vocês estão com o “board” cheio de saber. No entanto, qual a origem deste nome?! Por que se chama scrum?! Bem, uma coisa de cada vez e antes de saber o que é scrum você precisa saber o que é rugby.

O rugby

Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico. Na modalidade Union, a mais popular, são 15 jogadores por time e jogam 80 minutos divididos em dois tempos. Neste longo período, inúmeras vezes seus pescoços estão à prêmio. Joga-se sem armadura, sem fingimento, sem possibilidade de chamar a mãe e o único apoio que um jogador de rugby possui são seus companheiros de time.

Eles repetidamente colocam o próprio corpo em risco para livrar o companheiro de time de ser pisoteado, esmagado ou algo que o valha. Esse tipo de entrega cria uma relação praticamente familiar entre os jogadores. E por maior que seja o contato físico, não é um jogo onde vale tudo e existem jogadas irregulares, é aí que entra o scrum.

O Scrum

Formado por oito jogadores todos juntos em uma formação 3-4-1, pronta para encaixar as cabeças com os oponentes, o Scrum é geralmente utilizado depois de alguma penalização. Ele representa trabalho em equipe, sincronia, força e inteligência utilizadas rumo ao objetivo.

foto

O rugby e a experiência de uma equipe de desenvolvimento.

Essa experência tende a trazer diversas melhorias em vários aspectos, como por exemplo na disciplina, união, confiança e respeito entre os membros da equipe. Uma infinidade de “palavras bonitas” podem ser escritas neste espaço, mas o fato é que sem a compreensão prática das mesmas, serão sempre só palavras.

Na imagem abaixo um exercício de scrum que qualquer equipe, por menor que seja, pode executar.

Você confia?!

Então se joga!

(imagens: http://www.stackify.com/what-is-scrum-development-vs-rugby)