Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Drupal Picchu 2014

Por Renato Vasconcellos e Sebastian Ferrari

Entre os dias 20 e 24 de Janeiro de 2014, aconteceu em Cusco, Perú, o Drupal Picchu 2014!

Um dos eventos mais importantes deste ano para a comunidade Drupal latina e, como não poderia ser diferente, a Taller deu seu apoio ao evento como patrocinadora e também com propostas de palestras de Renato Vasconcellos e Sebastian Ferrari, que falaram sobre Deploy com Drupal e Desenvolvimento Drupal em Equipe.

O evento contou com representantes de muitos lugares da América Latina, Europa e América do Norte. Alguns dos países representados neste evento foram Argentina, Brasil, Bélgica, Bolívia, Comlômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Guatemala, Inglaterra, México e Uruguai.

Taller participa da Drupal Picchu 2014
Taller participa da Drupal Picchu 2014

A participação e o apoio de mais de 10 países na organização e contando com as comunidades próximas: Drupal Perú, Drupal Cusco, Drupal Bolívia, Drupal Brasil e o apoio da Drupal Association, ficou comprovada a força, determinação e capacidade da Comunidade Drupal Latina. A infraestrutura do evento foi garantida graças ao apoio da Universidade Andina de Cusco que proporcionou um ótimo espaço para o evento, com auditórios grandes, ambiente agradável, lanchonetes etc.

Drupal Picchu 2014: Universidade Andina de Cusco
Drupal Picchu 2014: Universidade Andina de Cusco

Como não poderia ser diferente o evento contou com nomes conhecidos da comunidade Drupal Latina e uma programação de palestras e workshops muito interessantes. O primeiro dia foi dedicado exclusivamente para workshops, enquanto os dias 21 e 22 foram dedicados às palestras e no dia 23 um dia de contribuição para o Drupal com uma sprint de código.

Os workshops foram uma maratona de assuntos que iam desde Drupal básico a desenvolvimento de módulos para Drupal 8, passando por Drupal Lean Process, Desenvolvimento de temas, Gerenciamento de projetos, Performance em Drupal, DevOps e muito mais.

Para mais detalhes sobre os workshops, veja a programação do evento.

Workshops Drupal Picchu 2014
Drupal Picchu 2014 teve diversos workshops

Um acontecimento muito importante foi o keynote Mulheres no Drupal, que contou com a presença de Nancy Contreras, Molly Byrnes, Karen da Cruz e Holly Ross. Foi uma oportunidade legal para se discutir sobre o estado da comunidade Drupal neste sentido e a participação da mulher no Software Livre na atualidade. Muitas informações importantes foram levantadas por Holly, baseadas nas métricas das DrupalCons, tais com a de que e o Drupal é um dos projetos de software livre com a maior quantidade de mulheres envolvidas.

Mulheres no Drupal: a participação da mulher no Software Livre
Mulheres no Drupal: a participação da mulher no Software Livre na atualidade.

Depois dessa maratona, entre conversas pelos corredores, trocas de cartões e reencontros, muitos contatos foram se fortalecendo e novas amizades surgindo. Desde o começo do evento todos estiveram sempre muito dispostos a ajudar no que era preciso e isso cada vez mais demonstra como a Comunidade Drupal Latina está unida pelo bem comum. A impressão que fica é a de uma comunidade coesa, dedicada e também muito aberta.

No dia 21 de Janeiro foi o dia das palestras dos representantes da Taller. Sebas começou participando do fórum Negócios com Drupal, que contou com os representantes das empresas patrocinadoras do evento a fim de discutir um pouco sobre o mercado de Drupal na América Latina.

Algumas das perguntas foram:

Em que nicho o Drupal é mais forte no mercado?
Como é a contratação de Drupaleiros?
Drupal Shops: Como começar? Tiveram financiamento?

Perguntas relevantes não faltaram, o que demonstrou o nível e maturidade das empresas que atuam hoje no mercado Latino.

Teve fórum de negócios com Drupal
Sebastian Ferrari participa do fórum de Negócios com Drupal

Em paralelo aconteceu a apresentação da Primavera Brasleña, por Leandro Nunes e Nick Vidal, dois grandes nomes da comunidade Drupal, que compartilharam as experiências da criação da Associação Drupal Brasil com os demais participantes do evento e propuzeram a criação da Drupal Cup, que consiste em uma camiseta de futebol da comunidade Drupal de cada país, onde por sinal o pessoal da Bolívia já havia previsto e inclusive estavam presentes com suas camisas.

Drupal Picchu 2014
Apresentação da Primavera Brasileña, por Leandro Nunes e Nick Vidal

Logo depois chegou a hora, Sebas apresentou sua palestra sobre Desenvolvimento Drupal em equipe. Com uma boa audiência, contando com a presença do Victor Kane e a Molly Byrnes da Phase2e como esperado mandou muito bem com uma apresentação bastante fluida e com bastante conteúdo tanto para desenvolvedores, quanto para diretores técnicos que buscavam novas perspectivas sobre processos e boas práticas. Vale resaltar a apresentação do Ubuntu Juju no final, que rendeu muitos comentários e uma grande conquista: o apoio da Canonical Ltd. durante o evento (mas isso é assunto para mais adiante se ter em detalhes).

Palestra do Sebastian Ferrario Drupal Picchu 2014
Sebastian Ferrari e sua palestra sobre Desenvolvimento Drupal em equipe.

Seguindo as apresentações, Renato falou de Deploy com Drupal. O auditório também estava repleto e apesar de começar com um pouco de atraso e com aquela insegurança básica, a palestra fluiu muito bem no legítimo jeitinho brasileiro de quem não falava español a muito tempo.

A palestra teve seu foco principal nos processos e na apresentação de ferramentas que podem facilitar estas tarefas. Houveram perguntas bem interessantes e logo após a palestra, o assunto se manteve para dar mais detalhes para os que gostaríam de saber um pouco mais sobre o assunto.

 Palestra do Renato sobre Deploy com Drupal.
Palestra do Renato sobre Deploy com Drupal.

Depois do primeiro dia cheio de palestras e muita troca de experiências, houve a confraternização em um ótimo restaurante próximo a Praça de Armas. A comida estava ótima e a conversa melhor ainda. Muitos contatos importantes e novas amizades acabavam de se estabelecer.

Drupal Picchu 2014: Confraternização dos Drupaleiros
Drupal Picchu 2014: Confraternização dos Drupaleiros

O segundo dia de palestras seguiu o mesmo ritmo, com muitos assuntos interessantes, bastante networking e as pessoas cada vez mais próximas. Após algumas palestras, veio a surpresa! Um programa ao vivo diretamente da Drupal Picchu 2014. Foi uma experiência bem interessante e um pouco surpreendente uma vez que ninguém tinha ideia do estava se passando até que realmente caiu a ficha. Tudo se passou muito bem e tanto Sebas quanto Renato puderam dar suas palavras sobre o que o evento significou para ambos e a importância de eventos como este para a comunidade Drupal.

A consclusão que se tira do Drupal Picchu 2014 é que foi um sucesso!

Evento repleto de novidades, muita troca de experiências e uma grande oportunidade de unificar ainda mais a comunidade Drupal na América Latina. Ao final de tudo isso o que fica são negócios a retomar, muitos amigos, a sensação de estar renovado com tanta energia boa e as lembranças dessa expreiência incrível que ficará marcada na história.

Drupal Picchu 2014
Drupal Picchu 2014
Alguns links onde podem conferir fotos e videos do evento:

Canal Drupal Latino no youtube

Flickr (fotos e videos):