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7 coisas que o seu pessoal de marketing deve saber sobre Drupal

 

Seu departamento de marketing sabe que o Drupal é ótimo para negócios?

Drupal é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo muito popular, e um dos principais frameworks utilizados pelas empresas da Fortune 500. Posso assegurar que não é só porque as empresas gostam desse nome. Segurança, escalabilidade e flexibilidade fazem o Drupal ser popular entre os “caras”. Mas isso não é tudo – Drupal é também uma grande plataforma de marketing! Aqueles que possuem esse conhecimento estão um passo à frente dos demais. Nós os chamamos de “enlightened” ou “esclarecidos”.

Vamos direto ao assunto? Aqui estão 7 fatos importantes que os membros do seu núcleo de marketing devem saber sobre Drupal .

1) Você pode integrar qualquer CRM com Drupal

Uma das chaves para o sucesso do marketing é a análise eficiente de dados. A fim de criar campanhas online efetivamente direcionadas, sua equipe de marketing precisa saber o máximo de detalhes possíveis sobre seus visitantes. Google Analytics é uma ótima ferramenta para começar mas, eventualmente, a sua empresa vai precisar de algo mais preciso – uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management). Felizmente, o Drupal pode ser integrado com qualquer ferramenta de CRM que exista por aí. Por exemplo o Salesforce, um dos principais nomes no negócio de software de CRM, tem um artigo em seu site que descreve como é fácil a integração do seu software com Drupal, e fornece informações detalhadas sobre a sincronização de dados entre o seu site com distribuição em Drupal e o CRM do software do Salesforce.

Drupal também tem vários grandes módulos de CRM que podem ser instalados e configurados.

2) Drupal é ótimo em SEO

Os tempos estão mudando, e SEO não é o que costumava ser. Para muitos de nós, pode parecer difícil manter-se atualizado com todas as novas tendências e técnicas de SEO. Não para o Drupal. Por padrão, ele vem com um conjunto de recursos de SEO poderosos, e estes são complementados por um conjunto de módulos constantemente atualizados e melhorados.

A estrutura bem trabalhada do Drupal fornece uma enorme vantagem de SEO para o seu site pois facilita a boa otimização de qualquer tipo de conteúdo publicado. Imagens e vídeos podem ser aprimorados on the go, e isso é ótimo! Ele economiza tempo e mantém você longe de códigos HTML que provavelmente você não quer lidar. Outra excelente característica do Drupal é que ele fornece o controle completo sobre a sua estrutura de URL. Você pode atribuir URLs personalizadas para qualquer item de conteúdo em seu site com base no seu melhor julgamento.

Tudo desde o sistema de categorização do Drupal até a sua arquitetura inteligente de informação, o tornam perfeito na indexação dos mecanismos de busca.

3) O conteúdo é rei e o Drupal sabe disso!

Campos personalizados! Essas palavras são a resposta para qualquer tipo de pergunta relacionada a conteúdo quando se trata de Drupal. Esta é a funcionalidade que irá transformar qualquer fantasia de marketing de conteúdo em realidade. Dessa forma, o Drupal te permite criar infinitos tipos de conteúdo e personalizá-los com base nas definições de suas estratégias. Nenhum conhecimento de programação é necessário.

Além disso, o Drupal é flexível e extensível. Estas duas características são essenciais se você precisa de uma plataforma para ser a base do seu marketing de conteúdo. A disposição do conteúdo no seu site é muito importante. Manipular a estrutura de suas páginas deve ser uma coisa fácil, e é com Drupal .

4) Campanhas de e-mail? Sim.

Quão importante é o e-mail marketing? Muito importante! E-mail é uma das principais maneiras de interagir com as pessoas ao nosso redor. Uma campanha de e-mail bem pensada pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, e ter uma plataforma que ajude você efetivamente a automatizar isto é uma vantagem significativa.

Um dos serviços de e-mail mais populares que é integrado ao Drupal atualmente é o MailChimp. No entanto, o Drupal também fornece outras ótimas alternativas para o mesmo propósito que são fáceis de usar e ricas em possibilidades. Desde o envio de e-mail em massa à categorização dos destinatários em grupos para melhor direcionamento, tudo está contemplado.

5) Integração com Mídias Sociais

O marketing tem mudado drasticamente por causa da popularidade das mídias sociais.Ter um site que não fornece aos seus visitantes a possibilidade de clicar em “Compartilhar ” é inaceitável. Meios de comunicação social desempenham um grande papel na promoção dos seus produtos e serviços.

Por sorte, é muito fácil de integrar Drupal com qualquer rede social que você possa pensar. Botões de compartilhar e se inscrever com uma conta de mídia social são apenas o começo do que o Drupal pode fazer.

6) Landing Pages

Bem, isso deveria ser óbvio. Todo CMS deveria fornecer uma maneira fácil de criar landing pages. Infelizmente, nem todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo são tão fáceis de operar. Drupal, por outro lado, é uma das principais plataformas quando se trata de elaborar e gerir landing pages. Usando o módulo de painéis (Panels)você pode construir qualquer tipo de landing page para o seu site em Drupal. Incluindo tudo, desde blocos de vídeo até formulários de contato na sua landing page; é fácil e divertido com Drupal.

Com Drupal você pode criar várias landing pages, realizar o teste A/B, e depois ajustá-los de acordo com os objetivos de backend do seu site em poucos minutos. Com o design certo e a funcionalidade de criação de páginas do Drupal, suas landing pages continuarão eficazes.

7) Drupal é Mobile Friendly

Eu não vou te convencer através de números… você já sabe a importância de dispositivos móveis no mundo da web de hoje. Não importa se é uma loja virtual ou um simples site de apresentação – você quer que ele seja projetado para dispositivos móveis, ponto final.

Você pode ter ouvido que o Drupal é complexo e não amigável para mobile. Bem, deixe-me desfazer esse mito. Pode ter sido o caso há muito tempo, mas agora isto simplesmente não é verdade.

A grande comunidade de desenvolvedores do Drupal o transformaram com sucesso em um grande CMS para dispositivos móveis. O grande número de temas de design responsivo disponível é extasiante. Muitos módulos também estão disponíveis para ajudá-lo a fornecer a melhor experiência de navegação para os seus visitantes, não importa o dispositivo que eles usam para navegar pelo seu site.

Talvez a melhor coisa sobre o Drupal é que ele não é apenas ótimo no frontend, mas também lhe proporciona um painel de administração mobile-friendly que torna mais fácil para os administradores de sites e gerentes de conteúdo realizar a operação a partir de celulares e tablets com a mesma facilidade que teriam a partir de um computador desktop.

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Esta é a tradução livre e atualizada do artigo “7 Things Your Marketing Staff Should Know About Drupal” do especialista em marketing, Stefan Nistor.

 

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