Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

1ª Semana de Software Livre de Curitiba – FTSL e SFD

Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2014 foi realizada a 1ª Semana de Software Livre de Curitiba, evento que reuniu o 6º Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) e 10º Software Freedom Day (SFD), no Campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O FTSL tem como propósito a disseminação de novas tecnologias baseadas em Software Livre, bem como a troca de experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de diversas atividades.

O SFD ou, em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (SL/CA). A organização sem fins lucrativos Digital Freedom International coordena o SFD em nível global, oferecendo apoio, brindes e um ponto de colaboração.

O 6º FTSL e o 10º SFD em Curitiba são organizados por funcionários da Regional Curitiba do SERPRO, por professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes da UTFPR e por membros da Comunidade Curitiba Livre.

Os Talleres Rafael Caceres e Renato Gomes marcaram presença com o oferecimento de duas palestras.
alt

Aplicando a cultura Ágil no Software Livre foi o tema da apresentação do Rafael, voltada para desenvolvedores open source que querem trabalhar com ágil nos seus projetos ou em projetos de terceiros.

Muitos projetos de software livre como OpenStack, Ubuntu e Ruby on Rails usam métodos ágeis como scrum para o desenvolvimento. Usar scrum faz com que as contribuições sejam mais efetivas, aumentando a motivação dos contribuidores, alinhando ao projeto crescimento e qualidade e, ainda, favorecendo o mundo do software livre.

alt

Drupal: A escolha certa para seus próximos projetos web foi o tema da palestra do Renato em parceria com Nick Vidal, ativista do SL de longa data.

Drupal é o CMS (Sistema de Gerência de Conteúdo) que vem ganhando cada vez mais popularidade. Muitos são os motivos para escolher o Drupal para projetos pessoais, educacionais, governamentais ou corporativos.

A Taller procura estar sempre presente nos eventos de Software Livree de Metodologias Ágeis pelo Brasil. Apoiando seus colaboradores como participantes, palestrantes ou mesmo ajudando na organização desses eventos, como é o caso do próximo Agile Brazil 2014. Valorizar e disseminar essa cultura é um dos propósitos centrais desde o nosso início, e já é parte fundamental do nosso dia-a-dia.